WORKSHOP DEBATE REGULARIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO DO JARDIM BOTÂNICO

A parceria entre a Administração Regional do Jardim Botânico, GDF e o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (Movimento) garantiu bons resultados nos dois dias do Workshop de Regularização e Urbanização da região. Síndicos de vários condomínios e a comunidade marcaram presença para esclarecer algumas dúvidas e debater assuntos fundiários. Durante a abertura, o Governador em Exercício, Paco Brito, ressaltou a importância do evento e o definiu como um marco histórico. “Eventos como este mostra o compromisso do Governo com a regularização. Estamos caminhando para cumprir nosso compromisso de legalizar todo o Distrito Federal. E assim, iniciarmos uma nova história na nossa cidade”, afirmou o Governador.

O Administrador do Jardim Botânico lembrou a importância do Governo estar presente e atuar juntamente a comunidade. “Quando dialogamos com a comunidade, temos a oportunidade de estar perto dos problemas. E, juntos buscarmos as melhores soluções. Todos os Órgãos e Secretarias que estiveram presentes no Workshop estavam preparados para atender a todos. Nosso Governador desde o início tem ressaltado a importância de atender a comunidade e toda a equipe tem cumprido isto”, disse Lóssio.

Continua depois da publicidade:

 

A expectativa, segundo Lóssio, é que o Workshop sirva de modelo para todo o Distrito Federal. “Nestes dias tivemos um ‘Na Hora’ da regularização. Com todos os órgãos presentes esclarecendo as dúvidas da população. A comunidade do Jardim Botânico é muito unida. Trabalhamos junto ao Movimento Comunitário (do Jardim Botânico) para elaborar uma dinâmica em que as pessoas, de fato, participassem e interagissem junto aos técnicos”.

 

A presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, Rose Marques, disse que eles têm trabalhado com a proposta de unir a comunidade e governo, para juntos regularizar a cidade e pensar uma alternativa de urbanização que seja boa para todos. “Nossa comunidade se estruturou e se organizou para isso. O Workshop é mais um de vários projetos que faremos juntos para transformar o Jardim Botânico’, explicou Rose.

Continua depois da publicidade:

 

Presente no evento, o Secretário Matheus de Oliveira, responsável pela pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitacional, esteve presente no evento e afirmou que a participação da Secretaria foi muito produtiva. “Nossos técnicos atenderam a comunidade, conseguiram esclarecer muitas dúvidas e também resolver pendências. Nosso Governador, Ibaneis Rocha, tem criado todos os mecanismos para que os processos de regularização avancem. Temos a certeza que estamos no caminho certo e os próximos dias teremos novidades positivas, como a retomadas das novas poligonais, progresso no decreto que regulamenta os muros e guaritas, entre outros”, ressaltou o Secretário.

 

A Terracap estava representada pelo Diretor Técnico, Carlos Leal, e também pode explicar algumas questões como a venda direta dos lotes mistos da região, entre outras. O Ibram respondeu questões ligadas a compensação ambiental, florestal, entre outras. Também estiveram presentes, o Secretário Adjunto da Casa Civil, Marcelo Piauí, o presidente da Câmara Legislativa do DF, Rafael Prudente, o Secretário das Cidades, Gustavo Aires, o Diretor Presidente da ADASA, Paulo Salles, SEMOB, OAB, DER, Novacap, o presidente do IBRAM, Edson Duarte, o Secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, representantes da Novacap, entre outros. 

Continua depois da publicidade:

 

Workshop: oportunidade de analisar e catalogar prioridades

 

No primeiro dia (27/05) o 2º Workshop de Regularização foi voltado para os condomínios que estão em processo de regularização, áreas públicas e particulares. A proposta foi aprimorar o nível de informação dos síndicos e comissões de regularização da região, estreitar laços institucionais com os atuais servidores técnicos responsáveis pelos processos de regularização junto ao GDF, debater alternativas e propor soluções que aumentem a celeridade nos processos de regularização.

Continua depois da publicidade:

 

 

Já no segundo dia (28/05), aconteceu o 1º Workshop de Urbanização do Jardim Botânico, oportunidade para a comunidade do bairro analisar e catalogar as prioridades de urbanização do bairro, principalmente no campo da educação, saúde, segurança, mobilidade, ações ambientais e de sustentabilidade. Também foi debatido a conjuntura de novos setores habitacionais e áreas propostas para o Jardim Botânico e regiões vizinhas, analisando os impactos urbanos e sociais.

Ascom Jardim Botânico

 

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado