Voluntários da coleta seletiva em ação nas Olimpíadas

Eles ajudam o torcedor, dentro do estádio, a fazer o descarte correto de resíduos

Quem já compareceu ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha para assistir aos jogos de futebol nas Olimpíadas já pode ter sido abordado por integrantes do time de voluntários da coleta seletiva. Eles estão espalhados na arquibancada inferior da arena, sempre de olho nos consumidores, que precisam descartar embalagens e copos descartáveis.

São 22 voluntários – 11 por partida – ajudando o torcedor a fazer o descarte correto do lixo. O trabalho da turma começa com a abertura dos portões e segue até o final do jogo, com intervalo para lanche. O trabalho feito geralmente em duplas, nas áreas alimentícias e das cadeiras, está sendo bem recebido pelo público.

“Até agora, as pessoas estão recebendo bem o nossa abordagem, sem qualquer incidência de problemas. Muitas já sabem como fazer o descarte correto do lixo. A conscientização não serve apenas para o lixo dentro do estádio, mas também para o lixo de casa”, avalia o coordenador dos voluntários da coleta seletiva, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Felipe Medeiros Casado.

Dentro do estádio, os resíduos estão divididos em seco e orgânico. O primeiro, encaminhado para uma cooperativa deve ser reciclado e transformado em fonte de renda. Já o segundo será usado como adubo em usina de processamento do SLU. Na próxima semana, com o fim dos jogos, o órgão deve divulgar um balanço com a quantidade de lixo recolhido no estádio.

O estudante Lucas Ximenes, 27 anos, já tem o costume de fazer trabalho voluntário. Ele trabalha como educador social ministrando gratuitamente aulas de inglês. Mesmo sendo convidado pelo Comitê Rio 2016 para ser voluntário nos jogos do Rio de Janeiro, ele preferiu ficar em Brasília para focar no trabalho da coleta seletiva.

“Acho que essa área da coleta seletiva tem uma responsabilidade social e ecológica muito maior. Por isso escolhi ficar em Brasília, ganhando conhecimento que posso usar mais tarde em sala de aula com os alunos. Estou feliz esse trabalho”, explica.

Os voluntários fazem parte do projeto Embaixadores do Turismo, que atua em quatro frentes nesses Jogos Olímpicos – receptivo, coleta de informações junto aos visitantes para a realização de pesquisa, coleta seletiva e mobilidade urbana.

Foto: Lula Lopes / Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer

 

Fonte: Secretaria de Estado de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado