VOCÊ SABE ESCOLHER ENTRE CHAMPANHE, ESPUMANTE, FRISANTE OU SIDRA?

As festas de fim de ano se aproximam e, com elas, o momento de comemorar a união, amizade e um novo ano que se inicia. Para realizar o brinde, os brasileiros contam com diversas opções, dentre elas, champanhe, espumante, frisante e sidra. Para entender a particularidade de cada uma, o Jornal Daqui DF preparou dicas especiais para esclarecer as diferenças entre os tipos e escolher a que mais se adequada ao perfil da ocasião.  

Confira abaixo e saiba qual escolher para a noite de réveillon: 

Espumante – Também elaborado com uvas, o espumante tem como base um vinho já fermentado. A partir disso, ele passa por uma segunda fermentação natural, ou dentro de sua própria garrafa ou em tanques de inox. Nessa etapa, o resultado é a aparição natural de gás carbônico, que confere a gaseificação e espuma da bebida. Posteriormente, uma mistura chamada de Liqueur d’expedition é adicionada ao produto para ser classificado entre brut ou demi-sec. Essa bebida é amplamente difundida e recebe diferentes nomes em diversas partes do mundo. 

Na Espanha, o espumante é conhecido como Cava, tradicionalmente elaborada com as uvas Macabeo Xarel-lo e Parellada. Com qualidade similar ao Champanhe, ela é uma ótima pedida para o momento do brinde. Já na Itália o destaque fica por conta do Prosecco, confeccionada com a uva do mesmo nome.  

 Além desses, vale degustar um espumante nacional, já que o Brasil vem se firmando como referência na produção deste tipo de vinho. 

 Champanhe  – Bebidas que levam este nome referem-se ao espumante original, produzidas especificamente na região de Champagne, ao norte de Paris. Resultado da fermentação natural das uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay, conta com diversas etapas até chegar ao resultado final. 

Frisante – O vinho frisante também conta com gás carbônico em sua composição, porém, ele é inserido artificialmente. O resultado é uma bebida sem espuma e menos gaseificada do que o espumante. Um exemplo é o Lambrusco, que tem origem italiana. 

 Sidra – Bebida preparada a partir da fermentação do suco de maçã. O processo de gaseificação também é feito de forma artificial e é amplamente produzida na Inglaterra. No Brasil, a uma das marcas de sidra mais difundidas é a Cereser.

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado