Vivendo de brisa, uma comédia musical circula pelo Distrito Federal

Após sucesso de público no CCBB Brasília, espetáculo percorre Samambaia e Gama, nos dias 6 e 10 de julho 

Texto e canções originais de Fernando Marques, direção musical de José Cabrera e direção de André Amaro

Após estreia com casa lotada nos CCBB Brasília, o espetáculo Vivendo de brisa, uma comédia musical, com concepção, texto e canções de Fernando Marques, direção de André Amaro e direção musical de José Cabrera, tem sessões com entrada franca no Complexo Cultural de Samambaia (6/7) e no SESC Gama (10/7), ambos às 20h.

 

O musical – que conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultural do Distrito Federal (FAC/DF) – apresenta, em treze canções, a trajetória de um compositor de origem humilde que busca se lançar como artista profissional e ascender socialmente no Rio de Janeiro. As músicas passeiam pelos mais diversos estilos: samba-canção, samba sincopado, foxe, frevo, baião e bossa.

 

No plano sentimental, o boêmio Geraldo de Matos se vê dividido entre duas paixões: a cândida Jandira e a independente Sueli. A trama inspira-se na vida de compositores como Wilson Baptista (1913-1968) e Geraldo Pereira (1918-1955) mas não é biográfica.

 

O enredo se desenrola na capital carioca, entre o final dos anos 1930 e meados dos anos 1940, fase em que o rádio se consolida como principal veículo na difusão da música popular. As comédias musicais nos palcos da Praça Tiradentes, no entanto, continuam a atrair o público.

Os episódios reais foram apenas referências para a criação da trama. “O fluminense Wilson Baptista e o mineiro Geraldo Pereira criaram canções que ainda hoje se escutam com prazer”, comenta Fernando Marques, autor dos textos e canções do espetáculo.

 

Vivendo de brisa colabora na construção do musical brasileiro, com artistas e repertório brasilienses. “As convenções do musical têm sido reinventadas a cada geração, ou a cada fase em que o  gênero reconquista  o  interesse  do  público. Praticar  o  espetáculo de teatro musical  ligando-o  ao  que  fizeram  outras  gerações foi o que me moveu na criação da peça”, explica Marques.

 

 

Sobre o autor

FERNANDO MARQUES

José Fernando Marques de Freitas Filho é professor do Departamento de Artes Cênicas da UnB, jornalista, escritor e compositor. Publicou, entre outros, os livros Últimos: comédia musical em dois atos (livro-CD); Contos canhotosZé: peça em um atoCom os séculos nos olhos: teatro musical e político no Brasil dos anos 1960 e 1970; e A província dos diamantes: ensaios sobre teatro. Autor da comédia A quatro, encenada em Brasília, e das canções do CD De cor, da cantora Wilzy Carioca. Colaborações em jornais como Correio Braziliense e Folha de S.Paulo, revistas como Folhetim e sites como Teatrojornal.

Sobre o diretor

ANDRÉ AMARO 

Ator e diretor formado pela Fundação Brasileira de Teatro, onde estudou com a atriz Dulcina de Moraes, e Mestre em Arte pela UnB, André Amaro dedica-se à atividade teatral há mais três décadas, com passagens pelo Theatre du Soleil (França), Odin Teatret (Dinamarca) e Teatro Tribueñe (Espanha). Nesse período, interpretou, dirigiu e produziu dezenas de peças teatrais; escreveu textos de gêneros diversos; elaborou e executou projetos de cenografia, figurino e iluminação; lecionou em escolas de artes cênicas; integrou elencos de curtas e longas-metragens e participou de festivais e eventos nacionais e internacionais de teatro, com vários prêmios recebidos. É criador do Teatro Caleidoscópio, projeto de pesquisa da linguagem teatral com metodologia e pedagogia singular e diferenciada. Cineasta, fotógrafo e poeta, foi também um dos criadores e o primeiro coordenador do Bacharelado em Artes Cênicas do Centro Universitário Iesb.www.andreamaro.com.br

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Texto e canções – Fernando Marques

Direção geral – André Amaro

Assistente de direção – Élia Cavalcante

Preparação vocal – Janette Dornellas

Direção musical e arranjos – José Cabrera

Cenografia e figurino – Maria Carmen de Souza

Desenho de luz – André Amaro

Assessoria de imprensa – Tato Comunicação

Fotografias – Victor Mendonça

Arte gráfica – Cacá Soares

Sonorização e montagem de luz – AUDIOVIC LTDA

Produção executiva – George Durand / Durand Estúdio – Produção & Música LTDA

ELENCO

Roger Vieira – Geraldo de Matos

Edu Moraes – Moreira

Makena – Sueli

Vanessa Di Farias – Jandira

Adeilton Lima – Apresentador e Robertinho

Élia Cavalcante – Mulher

André Reis – Jeremias

Matheus Trindade – Geraldo de Matos menino

Rafael Soul – Badu

Lino Ribeiro – Pai de Jandira

 

MÚSICOS

José Cabrera – Piano

Carlos Cárdenas – Saxofones tenor, alto e soprano

Paulo Dantas – Contrabaixo

Amaro Vaz – Bateria

 

Serviço:

 “VIVENDO DE BRISA, UMA COMÉDIA MUSICAL

Complexo Cultural Samambaia – Cine Teatro Verônica Moreno

Sábado, 6 de julho, às 20h

Local: Quadra 301, conjunto 05 – Centro Urbano

Entrada franca

SESC Gama

Teatro SESC Paulo Gracindo

Quarta, 10 de julho, às 20h

Local: Setor Leste Industrial, Lotes 620 a 680, SIND QI 1

Entrada franca 

Duração do espetáculo – 120 minutos

CI – 16 anos

 

 

 

 

 

— Tato Comunicação

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado