Virada do Cerrado abre programação de setembro no Distrito Federal

Água é o tema de 2017. Evento acontecerá simultaneamente em diversas regiões

O Distrito Federal recebe de 1 a 3 de setembro a Virada do Cerrado 2017- Cuidando das Águas. A Virada é um programa colaborativo que promove ações continuadas de capacitação e sensibilização sobre o meio ambiente. O evento acontece sempre no início de setembro, em alusão ao Dia do Cerrado, comemorado no dia 11.

A atividade realiza ações socioambientais, educativas, esportivas e culturais, integrando todo o Distrito Federal em um grande movimento pela sustentabilidade. A tradicional corrida de rua da Virada e a realização de diversos shows estão entre as atividades confirmadas na programação do dia 3 no Parque da Cidade, no estacionamento 10.

O tema deste ano é Água, com objetivo de unir população e o governo local para superar o desafio da crise hídrica. O evento é focado em criar soluções e boas práticas que podem ser realizadas para assegurar a disponibilidade hídrica e um consumo consciente.

Segundo a subsecretária de Educação e Mobilização Socioambiental, Gabriela Barbosa Batista, as cidades do Distrito Federal têm um papel importante na proteção e na sensibilização da população pela água.  “As regiões tem o poder de estimular soluções políticas e econômicas que garantam o desenvolvimento urbano e o crescimento das áreas verdes, com uma gestão participativa e inovações tecnológicas”,explicou.

Comitê Criativo

O comitê criativo da Virada do Cerrado é um espaço de criação, organização e produção do programa por todos os seus integrantes. Foram criados comitês criativos locais, onde cada região administrativa do DF mobiliza seus parceiros no planejamento e participação nas atividades da Virada. Em 2017, a Virada tem aproximadamente 90 parceiros, entre entidades, organizações, órgãos públicos.

Diversas regiões administrativas confirmaram presença e desenvolverão atividades locais em prol do meio ambiente:

  • Águas Claras
  • Brazlândia
  • Candangolândia
  • Ceilândia
  • Cruzeiro
  • Fercal
  • Guará
  • Gama
  • Itapoã
  • Jardim Botânico
  • Lago Norte
  • Lago Sul
  • Park Way
  • Planaltina
  • Paranoá
  •             Plano Piloto
  • Recanto das Emas
  • Samambaia
  • Santa Maria
  • Sudoeste
  • Sobradinho
  • Sobradinho II
  • Taguatinga
  • Varjão

A programação das regiões será apresentada na próxima reunião do comitê criativo, que acontecerá em 17 de agosto.

Mutirão de plantio

O Mutirão de Plantio da Virada do Cerrado foi criado em 2015, logo após a primeira edição do evento. Esta é a continuidade do programa com ações de compensação das emissões de carbono equivalente, geradas pela realização dos dias de atividades da Virada. Nos últimos dois anos foram plantadas sete mil mudas de árvores em todo o Distrito Federal.

O propósito dessa ação é, além de promover a recuperação do bioma cerrado e de suas funções ecossistêmicas, sensibilizar e mobilizar a sociedade brasiliense acerca dos temas socioambientais, especialmente aquelas pessoas que querem ajudar, mas não têm atuação ou familiaridade com esses temas.

Em 2017, o Mutirão de Plantio acontecerá em novembro.

Como participar

O evento é voltado a pessoas, coletivos, organizações, entidades, projetos sociais, culturais e ambientais alinhados com uma abordagem alegre e inspiradora da sustentabilidade.

A ação tem o objetivo de promover atividades positivas e propositivas, que não apontem somente problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para uma sociedade mais consciente da importância do meio ambiente.

Se a sua atividade é autogestionada (não necessita de capital para execução), entre em contato com a organização pelo e-mail: mobilizacao.sema@gmail.com.

Para participar da Virada do Cerrado, é possível engajar-se de várias maneiras:

Curtindo e convidando amigos para as páginas da Virada do Cerrado nas redes sociais, www.facebook.com/tonavirada e www.instagram.com/tonavirada.

Também é importante conversar com familiares, vizinhos, amigos, colegas de trabalho e sala de aula sobre a importância do evento, além da participação ativa nas atividades.

Corrida Cuidando das Águas

A Corrida Cuidando das Águas acontecerá em 3 de setembro, com a participação de cerca de 1.000 pessoas, nas distâncias de 5 e 10 km. O circuito é realizado pela Sema em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer.

Prova de 5 Km

Largada no estacionamento 10 do Parque da Cidade, sentido horário, com retorno no km 2,5, voltando em direção ao local da largada, com conclusão da prova de 5 km no estacionamento 10.

Prova de 10 km

Largada no estacionamento 10 do Parque da Cidade, sentido horário, com retorno no km 5, retornando em direção ao local da largada, com conclusão da prova de 10 km no estacionamento 10.

Premiação

Pacotes com sementes do Cerrado a todos os participantes que completarem a prova e aos três primeiros colocados de cada categoria (Feminino e Masculino), mudas de espécies arbóreas do Cerrado.

Edições anteriores

Em 2015 ocorreu a primeira edição da Virada do Cerrado e a estimativa de público ficou em torno de 20 mil pessoas. O evento contou com 21 regiões participantes e 80 organizações da sociedade civil, além de voluntários. Foram aproximadamente 200 atividades, e em uma ação foram retiradas 300 quilos de resíduos removidos de parques do DF.

Em 2016 a virada cresceu e a estimativa de público foi de 45 mil participantes, 29 regiões administrativas e 500 atividades. O evento teve atrações musicais, feira de produtos do cerrado e tecnologia sustentáveis, exposições, oficinas, food bikes e food trucks.

Mais informações

 

Subsecretaria de Educação e Mobilização Socioambiental

E-mail: mobilizacao.sema@gmail.com

Telefone: 3241-5621

Facebook: www.facebook.com/tonavirada

Instagram: www.instagram.com/tonavirada

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCXTTG-Ol_jQsunqRkUlHJQA

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado