Vida Saudável

Luiz Flávio Cilento chegou para somar em nosso time de Colunistas. Ele vai abordar temas nutricionais e dar dica de como manter uma forma saudável!

Luiz Flavio Cilento
Farmacêutico-Bioquímico

Carboidratos: Herói ou vilão
Muitas pessoas acreditam que o carboidrato é o vilão em uma alimentação saudável, porém poucos sabem que esse macronutriente é essencial para o metabolismo.
Para discutir sobre esse polêmico nutriente, é necessário saber primeiramente do que se constitui:
Os carboidratos também podem ser chamados de glicídios ou açúcares, e eles são a principal fonte de energia para os seres vivos, estando presente em diversos tipos de alimento. Com exceção do mel, todos os carboidratos são de origem vegetal, como os cereais (arroz, trigo, aveia), as raízes e tubérculos (batata, aipim, cenoura, beterraba), as leguminosas (feijão, ervilha, soja), as frutas (banana, manga, maçã) dentre tantos outros.
Após consumir alimentos com esse nutriente, a substância é digerida por enzimas e quebrada em moléculas de glicose (açúcar). Sob a ação de hormônios, a glicose é absorvida pelas células e liberada quando o corpo necessita. O corpo precisa de energia e disposição o tempo todo, seja para respirar, estudar ou praticar exercício físico.
Para os amantes de atividades físicas os carboidratos se tornam um grande herói, oferecendo excelente fonte de energia, desde que usados na quantidade e no momento certo, evitando a perda de massa magra através da quebra da glicogênese, pois quando o corpo não encontra a energia de que necessita ele utiliza as proteínas dos músculos para conseguir gerar essa energia.
Para as pessoas sedentárias e que consomem grande quantidade de carboidratos na alimentação, ele se torna um vilão, pois irá gerar excesso de energia resultando no acúmulo de gordura pelo corpo. O metabolismo irá utilizar a energia do carboidrato para se manter e não utilizará a gordura como a fonte de energia como deveria ser.
Conclui-se que utilizado de forma correta, principalmente com uma dieta orientada por nutricionista e acompanhado por um profissional de educação física com uma rotina de treinos, o carboidrato será um aliado na busca de um corpo saudável.

 

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado