V Festival do CEI 01 de São Sebastião

Por Poliana Costa

O Centro infantil 01 de São Sebastião realizou o 5º Festival da Cultura Afro-Brasileiro e Indígena com tema da Igualdade nas diferenças.
Com a intenção de compreender a herança cultural e semear o respeito e a igualdade independente da cor, raça ou religião, os alunos encenaram músicas com significados culturais e colocaram a exposição trabalhos elaborados ao longo do projeto.
A professora Tayana Carvalho, conta para a equipe do Jornal Daqui DF que o projeto resgatou a cultura afro-brasileira e indígena.
“Buscamos através do projeto, resgatar a cultura afro-brasileira e indígena. Sem perder de vista valores como: respeito, tolerância, diversidade, amor ao próximo, igualdade e tantos outros. Abordando com bastante seriedade, questões sobre preconceito, racismo, bullying; numa perspectiva lúdica para que nossos alunos compreendam a importância do Projeto. Que têm como culminância nosso festival. Acreditamos que com esse projeto, nossos alunos desenvolvem a percepção de que as pessoas se diferem uma das outras. Seja pela característica física, religiosa, social ou cultural. Nesse sentido, todas as atividades realizadas, conscientizam as crianças sobre o respeito ao ser humano e a aceitação do seu próprio ser”. Concluiu a prof. Tayana.
Já a diretora Vanderleia de Santana Nogueira, nos conta que o projeto atendeu a expectativa e que a maior intenção foi poder levar o tema para dentro dos lares, pedagogicamente falando o projeto atingiu o objetivo.
Tal iniciativa estimula reflexões nas famílias e na comunidade escolar, além de promover o fortalecimento de valores cidadãos mais harmônicos, influenciando positivamente em nosso cotidiano e na construção de uma sociedade mais justa, nos norteando a uma conscientização mais igualitária entre os povos. A diversidade existente em nossa população passa a ser vista como necessariamente enriquecedora e admirável. Conduzir os alunos e a comunidade a uma auto-reflexão e a construção de ações mais saudáveis de interatividade constitui como um belo objetivo deste projeto, que certamente promoverá sensibilização e mais conscientização para uma população mais igualitária onde prevaleça acima de tudo o respeito

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado