UM SABÁTICO NA CHINA

por Orisson Costa e Silva
Advogado – Master of American Laws

Todos nós em algum momento de nossas vidas já sentimos aquela necessidade de mudança. Aquele momento em que precisamos fugir da rotina e buscar ideias novas. Esse período no qual nós paramos um pouco para refletir sobre trabalho, família, amigos, etc é conhecido como período sabático.
Após, 22 anos de contínuo exercício da advocacia fiz as malas e fui conhecer a China de Mao Tse Tung. Durante esses últimos 4 anos a China me proporcionou um aprendizado único.
O império Chinês e suas dinastias cresceram e se desenvolveram como nação em torno do Rio Amarelo (Huang He) e tem hoje a maior população do planeta com pouco mais de 1,4 bilhões de habitantes. Tudo isso nos faz imaginar quão vasto e especial é esse país com diferentes idiomas, gastronomia e tradições.
Nesse país um tanto misterioso que inventou a pólvora, o papel, o ábaco e tantas outras coisas estive sob a influência de uma cultura riquíssima e vivenciei as virtudes, hábitos, e as tradições de uma sociedade milenar fortemente marcada pelo Taoísmo e pelo Budismo.
Vi com meus próprios olhos, como a liderança, organização, o respeito pela coletividade, o compromisso com valores humanistas podem superar uma pandemia em um momento em que as vacinas ainda não existiam.
No momento em que o grosso da riqueza do planeta se desloca para a Ásia, a China desponta isolada como o país como maior número de bilionários.
Formando 50 mil doutores por ano, o Gigante Asiático lidera o ranking global nesse item e possui Universidades bem pontuadas no ranking internacional como a Tsinghua University na qual tive a honra de estudar o Masters of American Laws em parceria com a americana Temple University da Philadelphia.
As reflexões e o aprendizado de um período sabático são sempre boas.
E são sempre boas porque nos ajudam a tornarmos pessoas melhores.

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado