Última semana de programação antes da volta às aulas – CCBB Educativo

FÉRIAS ANIMADAS NO CCBB BRASÍLIA

Especial Férias circenses, brincantes e de histórias

Julho vai chegando ao fim, mas ainda há tempo de curtir as férias aproveitando a programação especial que o CCBB Educativo preparou para proporcionar diversão e aprendizado neste período. Na grade de atividades, destaque para o “Especial Férias circenses, brincantes e de histórias”, que acontecerá de 24 a 28 de julho no CCBB.

Nestes dias, o CCBB Educativo terá uma programação especial com foco especial no público infantil. O Lugar de Criação também receberá artistas residentes que farão uma ocupação do Lugar de Criação com trocas, brincadeiras, teatro, histórias e oficinas elaboradas junto a nossa equipe de educadores. Juntos, desenvolverão propostas de processos de convivência e criação com a arte especialmente voltadas para crianças de todas as idades e suas famílias. Assim, de quarta a sexta, o Lugar de Criação contará com artistas residentes e, aos fins de semana, com as propostas que nossa equipe de educadores realiza especialmente para os públicos do CCBB DF.

A programação de julho dialoga ainda com as exposições “A Beleza Sombria dos Monstros: 10 Anos de A Arte de Tim Burton”, em cartaz até 11 de agosto e “Natureza Inventada”, de Carlos Vergara, em temporada até 28 de julho.

As atividades oferecidas pelo CCBB Educativo desenvolvem ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

            O CCBB Educativo investe em ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e interessados.

            Além de visitas educativas, mediadas e mediadas em Libras, o projeto conta com uma grade fixa de atividades que desenvolvem temáticas variadas, mensalmente. São elas: Lugar de Criação (voltado para crianças e famílias), Múltiplo Ancestral (ações que articulam a memória, saberes e práticas culturais para o público em geral). Como se trata de um mês de férias, a atividade Transversalidades (curso voltado principalmente a professores e educadores), só retornará em agosto.

 

Todas as atividades são gratuitas, mas para participar de algumas delas é necessária uma pré-inscrição.

Confira a programação ESPECIAL FÉRIAS CIRCENCES, BRINCANTES E DE HISTÓRIAS 

24, 25, 26/07 (das 10h às 12h e das 15h às 17h)

Lugar de Criação Especial Férias com Leo Ladeira

A necessidade de brincar e de levar a brincadeira à sério restitui ao ser humano o instante de harmonia em que a cultura da infância chega e torna possível as convivências com o erro, a diversidade, o que é desconhecido, a participação também em grupo, por razões simples: o movimento, a liberdade, a criação e a presença são qualidades do corpo que brinca: Brinca-se! Não há perda de tempo, quando brinca-se, se está por inteiro, imerso nesse mundo aqui/agora.

Sobre o convidado: Formado em Comunicação Visual em 1980. Escreve e ilustra livros infantis, sendo Pra Fora (1986) premiado com o prêmio Sala de Leitura da Fundação de Assistência ao Educando, instituição de nível nacional. Nos espetáculos da Zero Cia. de Bonecos (A Bolsa Amarela e Sevé) atuou como manipulador, cenógrafo, roteirista. Ator, Palhaço e professor de técnicas circenses desde 1986. Brincante, desde 1999 nas áreas de risco de Belo Horizonte.

 

 26 e 27/07 (das 14h às 15h)

Trocação de Histórias de Férias

Durante as férias, ainda acontecerão as sessões extras de Trocações de Histórias! Serão momentos para imaginar, compartilhar e produzir histórias juntos! Na programação especial de férias, a equipe do Programa CCBB Educativo reservará dois dias, sexta e sábado, para abordar a literatura, a música e todas as possibilidades que encontrarmos de narrar e criar mundos imaginários através das histórias.

 

28/07 (17h)

Múltiplo ancestral Especial Férias

Em julho, o Múltiplo Ancestral será dedicado a celebrar a infância, as brincadeiras populares e as memórias do universo circense. O brincante reverencia a transmissão oral de gerações de jogos, brincadeiras infantis e memórias de riso compartilhado. Muitas vezes, no corre-corre diário, não brincamos tanto quanto gostaríamos com nossas crianças. Esquecemos que nossos corpos precisam do riso e do movimento. E se, diante disso, inventa-se uma roda! De novo, só que em moto-contínuo! Já pensou? Onde a criançada descobre que a mãe sabe pular elástico, que o pai solta pipa e que o tio adora andar de perna-de-pau!! Já pensou numa multidão brincando junta? Encerrando as férias com um convite à alegria, à diversidade do brincar e à fantasia, convidamos o público de crianças de todas as idades e suas famílias a celebrarem o brincar com Leo Ladeira. Vamos?

Sobre o convidado: Formado em Comunicação Visual em 1980. Escreve e ilustra livros infantis, sendo Pra Fora (1986) premiado com o prêmio Sala de Leitura da Fundação de Assistência ao Educando, instituição de nível nacional. Nos espetáculos da Zero Cia. de Bonecos (A Bolsa Amarela e Sevé) atuou como manipulador, cenógrafo, roteirista. Ator, Palhaço e professor de técnicas circenses desde 1986. Brincante, desde 1999 nas áreas de risco de Belo Horizonte.

 SOBRE AS ATIVIDADES

LUGAR DE CRIAÇÃO

Todos os fins de semana, o educativo desenvolve programações especiais visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. O Lugar de Criação é um projeto dedicado ao público infantil, com interesse na experimentação da arte e das linguagens contemporâneas. Nele, os educadores e, por vezes, artistas convidados, realizam atividades e intervenções que estimulem a socialização, a curiosidade, a descoberta, a reflexão, o fazer coletivo e a cultura do brincar. O Lugar de Criação possui quatro segmentos:

Como nasce uma obra de arte? Dedicado para os intercâmbios entre crianças e artistas, com foco na experimentação das práticas e linguagens artísticas contemporâneas.

Desde pequeno – Dedicado à primeira infância, integração e socialização das crianças e os seus responsáveis, têm como foco os primeiros contatos com as exposições e seus conteúdos.

Trocação de histórias – Dedicado à leitura, música e a narrativa, com foco nas questões ligadas às exposições e ao patrimônio imaterial, imaginários sociais e culturais, a partir da experiência no centro cultural.

Eu faço meu brinquedo – Oficinas que exploram aspectos da cultura maker e da criação, para pensar o brincar e o brinquedo como prática coletiva, com temas como consumo, sustentabilidade e reuso.

MÚLTIPLO ANCESTRAL

Plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio. 

Informações, dúvidas e agendamento:

61 3108-7624 | agendamentodf@ccbbeducativo.com | www.ccbbeducativo.com

 

 

Assessoria de imprensa CCBB: 

Antonio Leonardo

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado