TDAH Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

Por Cecília Peixoto – Psicóloga

CRP 13435/01

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, mas comumente conhecido por TDAH não é um transtorno de Aprendizagem como muitos pensam, apesar que influencia muitas vezes na aprendizagem devido suas características.
Na verdade, trata – se de um transtorno de neurodesenvolvimento , de causas genéticas bastante relevantes, multifatorial. afetando a parte do cérebro na região do córtex Pré -Frontal, deixando seus portadores mais imaturos do que o cérebro de pessoas que não possui o transtorno.
O TDAH caracteriza-se pela tríade sintomatológica de desatenção, hiperatividade e impulsividade. São percebidos mais facilmente na idade escolar e frequentemente continuam a ter sintomas e desafios por toda a vida. Os sintomas incluem:
No comportamento: Agressividade, impulsividade, inquietação, falta de moderação e irritabilidade. Muitos dizem “ tem formiguinha no pé. “Não para quieto”.
Na Cognição: certa dificuldade de concentração, atenção, esquecimento e muitas vezes pais e professores costumam dizer: “ ELE VIVE NO MUNDO DA LUA”.
No humor: Ansiedade, excitação ou ataques de raiva, nervosismo. E muitas vezes quadro depressivo.
“Apesar de ser conhecido como um transtorno da infância atingem também adolescentes e adultos. Pesquisas apontam que existe 5% de adultos com TDAH, isso no Brasil representa 10 milhões.”
TDAH requer Diagnóstico clínico e tratamento multidisciplinar, sem o mesmo podem apresentar problemas na esfera escolar, social, interpessoal e intrapessoal, tais como: baixa autoestima, conflitos familiares, problemas de relacionamentos , maior probabilidade de envolvimento em acidentes pessoais ou de trânsito, práticas sexuais de risco, uso de substâncias ilícitas, comportamentos antissociais, entre outros.
De acordo com o médico pela Universidade de Pernambuco Samuel Bevilaqua de S. D.Franco existe as 3 leis do TDAH :
1) Se você Não Registrar , você vai esquecer;
2) Se você Não For Lembrado, você irá esquecer.;
3) Se você Não ver, você Não vai lembrar.
Obs.: leia: Home; da ABDA.( Associação Brasileira de Déficit de Atenção
informação é o melhor caminho!

 

Saiba mais: 61 9652-4460 Dra Cecilia Peixoto

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado