Semana Nacional de Trânsito tem agenda intensa

Para desenvolver esse trabalho, o Detran fez parceria com órgãos públicos e entidades não governamentais

Desde sábado (17), equipes da Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF vem enfrentando intensa maratona de atividades relativas à Semana Nacional de Trânsito, lançada na última sexta-feira (16). As ações iniciaram no sábado, com um Aulão sobre Carteira Nacional de Habilitação, das 8h às 12h, no Museu Nacional de Brasília.

A abertura do Aulão, promovido pela Escola Pública de Trânsito, foi feita pelo diretor-geral do Detran, Professor Jayme Amorim. O evento foi dirigido a alunos do ensino médio de escolas públicas do DF. Segundo Amorim, oAulão tem como propósito dar início a um projeto maior que é o Detran nas escolas. “Com isso, queremos oferecer aos jovens uma formação adequada para que eles possam ser condutores conscientes e aprendam cedo a respeitar o trânsito”.

A professora Silvaneide Diniz, da Escola Pública de Trânsito, explicou que foi inserida no conteúdo do Aulão a disciplina: Proteção ao Meio Ambiente e Convívio Social. “O objetivo é mostrar quem é a pessoa, o indivíduo, o grupo a que ele faz parte e a sociedade. Nessa junção, será tratado o tema: Como eu devo me comportar no trânsito? Quais atitudes positivas devo adotar? Como cidadão, qual a importância do meu papel no trânsito e o que posso fazer para evitar os acidentes? A responsabilidade é sempre do condutor, porque quando a gente fala que o trânsito é feito de pessoas, é essa pessoa que vai definir se o trânsito vai ser tranqüilo ou não”.

SNT na Estrutural e no Taguaparque

Ainda no sábado, foram desenvolvidas ações planejadas para o Polo de Atividades da Semana Nacional de Trânsito na Estrutural, das 9h às 17h, com oficina de reparos de bicicletas e aulas de pedal para crianças da comunidade.

No domingo (19), as atividades foram realizadas no Taguaparque, das 9h às 14h. O Detran-DF e todos os parceiros do evento promoveram ações educativas voltadas para os frequentadores do local, como minipalestras sobre legislação de trânsito, distribuição de material educativo e brindes, exposição de viaturas e aeronave, realização de jogos interativos, apresentação de teatro, atividades para ciclistas, serviço de ouvidoria, entre outros.

No decorrer desta semana, outras ações foram desenvolvidas pelo Detran, junto com os demais parceiros. Entre as quais: a campanha de conscientização contra o uso de celular e álcool ao volante, na Rodoviária de Planaltina, na segunda-feira (19); a campanha Pare de Dirigir Teclando, com um passeio de motociclistas na região central do Plano Piloto, na terça-feira (20); a palestra sobre os Desafios e Tendências da Educação para o Trânsito, nesta quarta-feira (21); e a atuação no Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), com atividades educativas de trânsito, no Centro de Convenções.

Parceiros do Detran na SNT

As atividades da Semana Nacional de Trânsito 2016 começaram no sábado (17) e serão encerradas no próximo domingo (25). Para desenvolver esse trabalho, a Diretoria de Educação de Trânsito do Detran conta com a parceria de órgãos públicos e de instituições não governamentais como: PMDF, DER, CBMDF, SEMOB, DFTrans, SES/DF, SSPaz, SEDF, UnB, Sindseg, Escoteiros do DF, Grupos de ciclistas do DF, Motociclistas do DF e Empresa Olhar Prime Oftalmologia.

 

Fonte: Departamento de Trânsito do Distrito Federal

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado