Semana Mundial da Atividade Física: exercícios auxiliam no combate ao câncer de próstata

Estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, indica que exercícios físicos podem proteger o homem do aparecimento da doença 

No próximo 6 de abril é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física, um dos hábitos mais importantes para viver uma vida longa e saudável. De acordo com estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, exercícios físicos podem proteger o homem do aparecimento do câncer de próstata.

O estudo observou 2.705 homens com câncer de próstata, separados em dois grupos:  um se exercitava três horas ou mais por semana enquanto o outro realizava exercícios da mesma intensidade, porém durante menos de uma hora por semana. Os participantes do primeiro grupo apresentaram risco de mortalidade pela doença 61% menor do que os do segundo grupo.

De acordo com Fernando Leão, urologista e especialista em cirurgia robótica para tratamento do câncer de próstata, a atividade física atua, indiretamente, na prevenção da neoplasia à medida que promove a redução de peso.

“A obesidade, que normalmente é decorrente do sedentarismo, promove um desarranjo hormonal perigoso e um estímulo à progressão do câncer. Dentre essas alterações hormonais, a insulina, testosterona, estrógenos e adiponectina sofrem oscilações e elevam os níveis de morbidade e mortalidade pelo câncer”, explica o especialista.

Leão alerta para os benefícios da atividade física. “Os exercícios constantes promovem controle do peso corpóreo; desestimulam vícios como tabagismo e etilismo; melhoram o comportamento psicoemocional por meio de liberação das endorfinas; diminuem processos de inflamação celular; e estimulam os processos de reparação celular e a função imunológica”, elenca.

No entanto, a atividade física não atua apenas na prevenção do câncer de próstata, mas de diversos outros tipos. O médico recomenda, pelo menos, uma hora de exercícios diários durante três dias da semana. “É fundamental que uma dieta balanceada seja associada às atividades”, complementa Leão.

 

 

Evolução no tratamento

 

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo, sendo o mais prevalente no sexo masculino. É considerado um câncer da terceira idade e representa 28,6% dos tumores nos homens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são, em média, 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 segundos.

 

O tratamento cirúrgico para o Câncer de Próstata consiste na retirada total do órgão. Existem três formas para a realização da prostatectomia: cirurgia convencional aberta, ou por laparoscopia, ou com o uso de um robô (método mais avançado).

 

A cirurgia robótica representa hoje mais de 90% dos tratamentos cirúrgicos de câncer de próstata realizados nos Estados Unidos. No Brasil, ela tem sido feita há 8 anos, e já é possível perceber os resultados superiores em relação ao método convencional.

 

“A cirurgia robótica foi um grande avanço para o tratamento cirúrgico do câncer de próstata, promovendo redução dos efeitos colaterais como disfunção erétil, incontinência urinária, infecção cirúrgica e transfusão sanguínea”, explica Fernando Leão, que é especialista no procedimento.

 

A técnica reduz, ainda, o tempo de internação hospitalar e o tempo de uso de sonda na bexiga no pós-operatório. No entanto, o médico alerta que a chance de cura está diretamente ligada ao momento em que foi feito o diagnóstico. Os sintomas mais comuns são sangue na urina e/ou esperma; dores ósseas (bacia e coluna principalmente) e algum grau de dificuldade para urinar.

 

SOBRE FERNANDO LEÃO – O urologista Fernando Franco Leão é especialista em cirurgia robótica para tratamento do câncer de próstata. Além do Hospital Brasília, na capital federal, o especialista também opera nos hospitais 9 de Julho, Sírio-Libanês e Albert Einstein, em São Paulo. Leão é membro da Society of Robotic Surgery (SRS) e da American Urological Association (AUA), nos Estados Unidos, e também da Société Internationale D’Urologie (SIU), no Canadá.

Bruno Aguiar
Gestor de Comunicação
Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado