Sem resposta da PCDF, Sinpol reitera cobrança por medidas de prevenção ao Coronavírus

Passadas quase três semanas, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) ainda não adotou nenhuma das medidas reivindicadas pelo Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) para prevenção ao contágio por Coronavírus (COVID-19) nas delegacias e demais unidades da corporação.

O sindicato enviou ofício ao diretor-geral da PCDF, Robson Candido, no dia 28 de fevereiro, solicitando a distribuição de álcool em gel para higienização, máscaras faciais e luvas protetoras para os servidores.

A entidade justifica a reivindicação pela quantidade de pessoas que são atendidas, diariamente, pelos policiais civis nas delegacias.

Com publicação, nesta quinta, 12, de um decreto do governador Ibaneis Rocha suspendendo as aulas das redes pública e particular de ensino e a realização de eventos com mais de 100 pessoas, o Sinpol-DF reiterou a solicitação. A medida foi adotada depois que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na última quarta, 11, a pandemia de Coronavírus.

DENÚNCIA

O presidente da entidade, Rodrigo Franco “Gaúcho”, ainda denuncia que além de não ter atendido ao ofício enviado no fim do mês passado, algumas delegacias estão sem papel toalha, papel higiênico, copos descartáveis e sacos plásticos utilizados para guardar materiais e equipamentos.

Gaúcho destaca que, por dia, mais de cem pessoas comparecem a cada uma das delegacias do DF seja para registrar ocorrências, atender a intimações, serem ouvidas como testemunha ou vítima de algum crime, além dos suspeitos.

“Nossa sugestão é que todas as delegacias sejam equipadas com todo o material de higienização: luvas, máscaras e álcool em gel”, reitera o presidente do Sinpol-DF.

DELEGACIAS LOTADAS

Gaúcho completa informando que o sindicato também reivindicará que a PCDF oriente a população a procurar as delegacias apenas para os crimes mais graves, uma vez que há um rol de ocorrências que podem ser registradas online.

Os plantões ficam lotados de pessoas por algum tempo. Uma forma de evitar essa aglomeração é solicitar que as pessoas registrem as ocorrências no ambiente virtual da PCDF. Acidentes de trânsito, comunicados de extravios, fraudes e furtos diversos podem ser facilmente registrados na Internet, no site da Delegacia Eletrônica. A Polícia Civil e o GDF deveriam incentivar essas medidas, por meio de campanhas informativas.

CARCERAGEM DA PCDF

A Divisão de Controle e Custódia de Presos mantém a cada dia cerca de 150 presos, em ambiente de confinamento. Os policiais dessa unidade, assim como das demais delegacias, estão tendo que comprar máscaras, luvas e álcool com seus próprios recursos, para trabalharem com segurança.

Na imagem: Plantão da 12ª DP. É uma das delegacias que mais atende a população
Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado