Satélites Starlink serão vistos em todo o BR nesta semana; veja dias e horários

Satélites Starlink serão vistos em todo o BR nesta semana; veja dias e horários

Por Patrícia Gnipper | 11 de Maio de 2020 às 10h14

Muitos brasileiros se surpreenderam no início da noite de domingo (10) ao olharem para o céu e se depararem com pontos brilhantes se movendo rapidamente — algo bastante incomum se considerarmos o movimento normal de estrelas e planetas. Mas nada de outro mundo estava acontecendo: os pontos brilhantes em movimento eram apenas alguns satélites Starlink passando pelo Brasil. Se você perdeu a chance de observá-los, a boa notícia é que eles passarão de novo acima de nossas cabeças ao longo desta semana, e moradores de praticamente todo o país poderão vê-los a olho nu (isto é, se o céu estiver limpo o suficiente para tal, claro).

Os dias e horários das passagens dos Starlink variam de acordo com a região do Brasil onde você estiver. Por isso, consultamos o Find Starlink para descobrir os detalhes. Esse serviço (disponível gratuitamente via webiOS e Android) foi criado por um desenvolvedor de games chamado Shashank Shekhar, sem relação oficial com a SpaceX — mas é uma ótima fonte para acompanharmos onde estão os satélites, bem como descobrirmos quando poderemos vê-los novamente por aqui.

Quando e como ver os satélites Starlink em todo o Brasil nesta semana

  •  Sudeste: na cidade de São Paulo, os Starlink ficarão visíveis na segunda-feira (11) por cerca de 4 minutos a partir das 19h02 (horário de Brasília), olhando para o céu do sentido oeste para o sudoeste. Já no Rio de Janeiro a visibilidade da segunda-feira (11) será mais curta, durando apenas 2 minutos, a partir das 19h04 e no mesmo sentido oeste para sudoeste. Em Belo Horizonte (MG), o site indica que não será possível ver os satélites novamente nesta semana durante a noite, e não há dados para a observação no Espírito Santo.
  •  Sul: em Porto Alegre (RS), os Starlink serão vistos na segunda (11) por 5 minutos a partir das 19h02, e será preciso olhar do noroeste para sudoeste no céu. Os gaúchos terão mais uma oportunidade de vê-los passando na terça-feira (12) às 19h23, por cerca de 4 minutos, se olharem do oeste para o sudoeste. Em Curitiba (PR) o horário da passagem dos Starlink na segunda (11) é o mesmo, 19h02, olhando para o céu do noroeste para o sul. E em Florianópolis (SC) também haverá duas oportunidades de ver os Starlink nesta semana — uma na segunda (11) às 19h02, por 5 minutos, olhando do noroeste para o sudoeste; e outra na terça (12) às 19h25, por apenas 1 minuto, olhando para o sudoeste.
  •  Centro-Oeste: em Goiânia (GO), os satélites aparecem às 19h02 de segunda (11) e serão visíveis por 2 minutos, olhando do oeste para o sudoeste. Outra oportunidade rola na quinta-feira (14) às 19h35, quando os Starlink aparecerão por 6 minutos olhando do noroeste para o norte. Já Brasília não verá a passagem dos satélites nesta segunda, tendo a chance de fazê-lo somente na quinta (14) às 19h35, por 6 minutos, olhando para o noroeste. Não há dados para a observação no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  •  Norte: em Manaus (AM), os Starlink não passam na segunda (11), mas serão visíveis em outras três oportunidades — na terça (12) às 18h56, por 4 minutos, olhando do norte para o nordeste; na quarta (13) às 19h31, por 5 minutos, olhando do noroeste para o oeste; e na quinta (14) às 18h30, por 5 minutos, olhando do norte para o sudoeste. Já em Belém (PA), serão quatro oportunidades — segunda (11) às 19h22, por 4 minutos, olhando do norte para o nordeste; terça (12) às 19h56, por 5 minutos, olhando para o noroeste, quarta (13) às 18h57, por 5 minutos, olhando do norte para o leste; e quinta (14) às 19h32, por 4 minutos, olhando do oeste para o sudoeste. Não há dados para a observação no Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.
  •  Nordeste: em São Luis (MA), os satélites serão visíveis em três dias — segunda (11) às 19h22, por 5 minutos, olhando para o norte; quarta (13) às 18h57, por 6 minutos, olhando do noroeste para o leste; e quinta (14) às 19h34, por 2 minutos, olhando do oeste para o sudoeste. Já em Teresina (PI), eles ficarão visíveis na quarta (13) às 18h58, por 6 minutos, olhando do noroeste para o norte; e na quinta (14) às 19h35, por 3 minutos, olhando para o oeste. Em Fortaleza (CE), eles aparecem na terça (12) às 18h24, por 3 minutos, olhando do norte para o nordeste; e na quarta (13) às 18h58, por 6 minutos, olhando do nordeste para o oeste. Em Recife (PE), serão duas oportunidades — na terça (12) às 18h25, por 4 minutos, olhando para o norte; e na quinta (14) às 18h, por 5 minutos, olhando do norte para o leste. Por fim, em Salvador (BA) os Starlink serão vistos na quarta (13) às 19h, por 6 minutos, olhando para o norte; e na quinta (14) às 18h, por 3 minutos, olhando para o nordeste. Não há dados para a observação no Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe.

Em algumas cidades, os satélites da SpaceX também passarão no final da tarde, mas em momentos em que o céu ainda está claro demais para a observação. Os Starlink também passarão pelo céu brasileiro em horários entre o final da madrugada e o início da manhã durante a semana, mas, nesta matéria, optamos por informar apenas quando eles passarão no início da noite — período em que a maioria das pessoas poderá observá-los, com o céu já está escuro o suficiente para que fiquem visíveis. Mas caso você seja um “madrugueiro” de plantão, pode conferir lá no Find Starlink todos os dias e horários das passagens dos satélites em sua cidade (ou na cidade mais próxima listada pelo serviço).
deivis
Author: deivis

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado