Quais são todas as formas possível para pagamento de um imóvel em Brasília?

Saiba quais são as principais formas de pagamento para a compra de imóveis em Brasília?

Todas as formas de pagamento na compra de um imóvel em Brasília

Pagamento à vista 

O pagamento à vista é o mais difícil para a maior parte dos compradores, mas merece ser analisada com bastante atenção. Afinal, um imóvel é um bem de valor elevado. A menos que você já possua dinheiro o suficiente para efetuar uma compra de um imóvel à vista, mas aos que precisam economizar isso pode levar algum tempo. Por outro lado, quem tem todo o dinheiro para fazer o pagamento à vista também tem em mãos o poder de fazer uma  negociação junto ao então proprietário. Se você estiver passando por essa situação, que é um privilégio, poderá pedir um desconto caso queira. Mas, antes, faça as contas para saber se não é mais vantajoso aplicar o dinheiro em um  investimento cujo o rendimento dê para pagar as prestações e ainda preserva sua situação financeira.

 

Financiamento com a construtora

Algumas construtoras financiam com recursos próprios os imóveis em Brasília que conseguem vender, pois oferece maior flexibilidade para negociações do que os financiamentos de instituições bancárias. Quando o empreendimento é um lote ou imóveis comerciais, essa modalidade é mais comum, mas também há essa possibilidade para imóveis residenciais. Porém, o financiamento é feito diretamente pelo empreendedor e o prazo costuma ser menor do que aquele concedido pelas instituições financeiras, que possuem mais dinheiro para negociar e também aceitam o FGTS como forma de pagamento. Quem pretende recorrer ao financiamento direto com um empreendedor deve atentar-se aos juros. Durante uma obra, a construtora utiliza na correções referente ao INCC, que mede a inflação do setor imobiliário. Todas as modalidades medem a inflação geral de mercado, também pode ser utilizada a variação do CUB no cálculo dos reajustes, que é outro índice ligado à construção civil.

 

Financiamento bancário

Optando pelo financiamento bancário, todo processo é feito por uma instituição financeira que concede o crédito necessário para que o interessado possa pagar parte do valor do imóvel que deseja. O prazo estipulado de financiamento é de 30 anos, e podem ser financiados até 70% de imóveis usados e 90% de imóveis novos, como disponibiliza o Banco do Brasil, por exemplo. Para quem é  optar para o uso do FGTS, há também o Programa Pró-Cotista, que possui normas parecidas às do SFH, mas que é específico para trabalhadores que contribuem com o Fundo de Garantia. Há ainda o Sistema Financeiro Imobiliário, o qual utiliza de meios de instituições financeiras e de investidores, que dispõe cobrar juros mais altos do que os do SFH.

 

Consórcio 

Os consórcios são regulamentados pelo Banco Central, têm sido uma das modalidades preferidas por interessadas em casas à venda em Brasília por inúmeros motivos. Primeiramente porque, da mesma forma que ocorre com o consórcio de automóveis, o comprador pode financiar 100% da compra do bem. O valor do imóvel fica mantido somente ao valor que ele possui. Segundo porque, no consórcio, é cobrada apenas uma taxa de administração e não há cobrança de juros inclusas. Terceiro porque, como o valor acumulado é corrigido ao passar do tempo, a capacidade de adquirir  é segura. Há ainda a acessibilidade de pagamento e o privilégio de negociação que o comprador possui junto com o consórcio. É necessário considerar que, quando se recebe a carta de crédito disponível, o comprador passa a ter em mãos a quantia total para pagamento deste imóvel, tendo a possibilidade de negociação de uma pessoa que possui o dinheiro para pagamento à vista do imóvel. Assim, o consorciado também pode solicitar descontos consideráveis no bem.

 

Dicas para escolher a melhor forma de pagamento durante a compra de um imóvel 

Observe o preço do imóvel 

O valor do imóvel que pretende comprar é o fator decisório para a escolha da forma de pagamento. É importante que, antes mesmo de procurar casas e apartamentos à venda em Brasília, você tenha uma noção do quanto pretende investir neste bem. Fazendo isso, poderá se planejar de forma financeira para escolher o imóvel que se adequa às suas necessidades básicas e às suas condições financeiras.

 

Analise os juros e taxas cobradas 

Outra condição importante para optar pela melhor forma de pagamento são os juros e taxas cobradas em cada tipo de modalidade feita. Existem casos em que o imóvel parcelado podem ser completamente caros, por conta da aplicação desses dois fatores. Sendo assim é importante conferir os percentuais antes estabelecidos em cada uma das possibilidades mencionadas, com exceção do pagamento à vista, antes de decidir sobre a compra do imóvel desejado. Você pode se deparar com uma divergência enorme entre os tipos de pagamento.

 

Escolher melhor prazo para pagamento

Uma dica importante é escolher um prazo ideal para efetuar o pagamento do imóvel adquirido. Existem casos nos quais os juros são mais atrativos, no entanto, o prazo é menor, o que acaba resultando no aumento dos valores das parcelas e comprometendo o comprador financeiramente. De qualquer forma, é fundamental conferir a sua situação financeira. Se possível, opte por um prazo de pagamento menor, mas sempre respeitando a sua capacidade financeira. Esse fator coincide ao valor da parcela, sendo assim, o ideal é que ela não ultrapasse os 30% do que você recebe mensalmente.

 

Analise todas as possibilidades 

Você deve analisar detalhadamente todas as opções de pagamento de um imóvel. Muitas pessoas costumam optar sempre pelos mesmos meios, sem saber que há outras modalidades. Portanto, não seja mais um desses indivíduos, pesquise!  Analise suas características, suas vantagens, as desvantagens e, principalmente, qual delas se adequa melhor a sua realidade financeira.

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam as possíveis formas de pagamento de um imóvel.

 

Fonte: Pixabay 

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado