Projeto abraça o Outubro Rosa com cabine de autoexame e arenas com talks, workshops, palestras e atendimentos gratuitos no Brasília Shopping

O INCA estima que, em 2019, cerca de 1.020 mulheres receberão o diagnóstico do câncer de mama no Distrito Federal. No Brasil, serão quase 60.000 casos. A doença pode acometer qualquer mulher, sem distinção de etnia, de cor, de nível sociocultural. Basta ser mulher e avançar na linha do tempo, já que a incidência cresce progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia. A informação e o conhecimento são armas poderosas contra o câncer que mais acomete as brasileiras*. É preciso falar sobre ele o Brasília Shopping abraça o universo feminino com o projeto COMO ESTÁ @MARIA? A proposta é apoiar a campanha Outubro Rosa e ecoar os alertas e orientações que tocam o câncer de mamaUma cabine de autoexame e uma série de talks e atendimentos com especialistas reforçam, de 15 a 19 de outubro, a luta contra a doença e reverberam os três pilares estratégicos no controle do câncer de mama: prevenção primária, detecção precoce e mamografia. Os talks serão na Arena Quem é Ela, instalada na praça principal do Brasília Shopping, que também receberá palestras e workshops. No dia 19 a Arena Quem é ela se transforma em Arena Cuidando de Todas, um espaço com atendimento humanizado e nichos separados para conversas, cortes de cabelo, arrecadação de lenços, dicas de maquiagem e massagem.

Toque-se, empatize-se e lute como uma garota

COMO ESTÁ @MARIA? desembarca no Brasília trazendo o questionamento de quem é e como estão nossas mulheres. O projeto reunirá pacientes, especialistas, instituições ligadas ao tratamento e a luta contra o câncer de mama, além do público em geral. “Vamos falar sobre o autocuidado e trazer essa experiência na cabine que ficará no shopping durante a semana. Queremos incentivar e lembrar que o autoexame é o primeiro passo para se vencer uma batalha, que é das mulheres e pelas mulheres”, adianta Renata Monnerat, gerente de marketing do Brasília Shopping.

Nos talks, serão abordados diversos aspectos relacionados à doença. O COMO ESTÁ @MARIA? quer deixar uma mensagem. Não basta alertar, é preciso agir, é urgente fazer da empatia um gatilho de mudança de atitude em relação si e ao outro. “Acreditamos que ser empático não é tudo. Precisamos ser força motriz para virar o jogo. Estar informado é fundamental. Compreender a importância desta informação é o que pode alavancar mudanças de postura com a nossa própria saúde e com a do outro”, completa Monnerat.

O cuidado com as mamas deve ser uma preocupação permanente e os especialistas que estarão no COMO ESTÁ @MARIA? durante a semana vão empoderar as mulheres. O mote do Outubro Rosa em 2019 é Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela. Vale lembrar que, quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, a chance de cura é de 95%. Já quando descoberto mais tarde essa taxa cai para 50%.

A curadoria do projeto COMO ESTÁ @MARIA é da Agência MULTI, em apoio ao movimento mundial Outubro Rosa.

* O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, excetuando-se os tumores de pele não melanoma, e também o que mais mata. (Informações do INCA)

 

 

 

PROGRAME-SE:

 

DATA E LOCAL: De 15 a 19 de outubro de 2019, no Brasília Shopping

DE 15 A 19  DE OUTUBRO 

10h as 22h – Cabine de autoexame de mama gratuito. O intuito é mostrar os cuidados básicos e orientar as mulheres a como se prevenirem anualmente contra o câncer. A cabine está na praça da cúpula sul do Brasília Shopping.

17 DE OUTUBRO

 

Na Praça de Eventos do Brasília Shopping

ARENA – QUEM É ELA? 

13h as 14h Talk – Beleza de dentro para fora

Uma discussão sobre a busca do bem-estar emocional durante o processo de reabilitação do câncer de mama e a redescoberta da beleza feminina diante de drásticas mudanças físicas.

Participam: a médica mastologista Flávia Fernandes (CETTRO) e a psicóloga Caroline Mota (IESB)

15h as 16h Palestra – Minha história e meus direitos

Explora e elucida os direitos que cabem aos pacientes portadores do câncer de mama, como funcionam os processos e instituições de apoio.

Participam: Chica do Sol (Associação Amigas do Peito de Brasília), Valmira Costa

17h as 18h Palestra – Eu além do câncer

Conversa com sobreviventes que hoje são voluntárias e transformadoras sociais, atuando dentro de ONGs de apoio à pacientes portadores do câncer de mama.

Participam: Sheyla e Joana (ONG RECOMEÇAR)

19h as 20h Palestra – A descoberta e o tratamento humanizado

Como é o processo de descoberta do câncer de mama e a importância do tratamento humanizado para que a paciente entenda qual tipo de tumor ela tem, se é benigno ou maligno.

Participam: a médica mastologista Flávia Fernandes (CETTRO)

18 DE OUTUBRO

ARENA – QUEM É ELA?  

 

Na Praça de Eventos do Brasília Shopping

13h as 14h Workshop Meu corpo, minha beleza

Debate sobre como reaprender a cuidar da beleza estética e respeitar o processo de recuperação. Dicas e demonstração de maquiagem. Transformação com voluntárias da plateia.

Participam: a maquiadora Naiara Araújo (MAC Brasil), a influencer, consultora e produtora de moda Renata Andrade

15h as 16h Talk – Sua vida não é só sua

Conversa aberta sobre como as famílias, companheiros e filhos dos pacientes são afetados e como eles lidam com o processo de tratamento. Depoimentos e troca de ideias com parentes de pessoas que tiveram câncer.

Participam: a Médica Ginecologista e influencer Lauriene Pereira, a médica Psico-Oncologista Adriana Dornellas (CETTRO) e ex-pacientes que venceram o câncer de mama.

17h as 18h Talk – Especialidades no combate ao Câncer 

Conversa com especialistas para falarem como são feitos o diagnóstico e o cuidado em áreas complementares à Oncologia.

Participam: a Radiologista Daniela Hickson (SABIN), a Oncologista Regina de Oliveira (CETTRO)

19h as 20h Talk – Marcas e empatia, sonhos conquistas e cuidado

Três grandes empreendedoras falando sobre o cuidado e as conquistas da mulher. Nada pode parar essa conquista, nem mesmo o câncer de mama.

Participam: a fundadora do IESB, Eda Machado; a sócia fundadora do SABIN, Janete Vaz; Virgínia Dar’c, empresária.

19 DE OUTUBRO 

ARENA CUIDANDO DE TODAS

 

Na Praça de Eventos do Brasília Shopping

Espaço dedicado para o atendimento ao público relacionado ao câncer de mama.

11h as 19h Amor em cada fio 

Cabelereiros cortam e cuidam para que os cabelos sejam doados para confecção de perucas – cabelo a partir de 10 cm.

Profissionais também darão dicas de beleza, falam sobre o crescimento dos fios e sobre estilos de cabelo curto.

11h as 19h Bonita de dá nó

Arrecadação de lenços e oficina com personal stylist que ensina diferentes formas de amarrar o lenço na cabeça, de acordo com cada look e ocasião. Como descobrir o seu estilo enaltecendo o que você tem de melhor, trabalhando a autoestima e confiança.

11h as 19h Toda linda

Maquiagem e visagismo, dicas de maquiagem e cuidados com a pele.

11h as 19h Para relaxar

Pontos de massagem, troca de ideias com especialistas para conter a ansiedade e o stress.

RETIRADA DE INGRESSOS

Para cada atividade é necessária a retirada de um passaporte, gratuito, no Sympla.

http://bit.ly/SYMPLA_COMO_EST%C3%81_MARIA

Mais informações na página do evento.

ACOMPANHE NOSSAS REDES

As novidades, programação e conteúdos sobre o evento, você pode acompanhar nas redes.

FACEBOOK: facebook.com/comoestamaria

INSTAGRAM: instagram.com/comoestamaria

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado