Programação do Dia Nacional da Consciência Negra do IFB

“Re-existências Afro-Ameríndias”

O Instituto Federal de Brasília (IFB) realiza nesta terça-feira (21/11) e quarta-feira (22/11) sessões de cinema e palestras de especialistas com entrada gratuita. Serão reproduzidos três filmes acerca de comunidades quilombolas e movimentos de resistência negra na América Latina, estas atividades formam a mostra “Re-existências Afro-Ameríndias”.

A realização é da Coordenação de Cultura, Raça, Gênero e Estudos Afro-brasileiros do Instituto Federal de Brasília (IFB).

A programação conta com o filme “Quilombo Rio dos Macacos, o Filme”, de Josias Pires, que será reproduzido na terça-feira (21/11). O documentário aborda sobre as reivindicações da comunidade quilombola Rio dos Macacos, em Salvador.

No último dia do evento (22/11) serão exibidos dois filmes. “El Último Quilombo”, do argentino Alberto Masliah, que engloba o cotidiano de um grupo formado por descendentes de um casal de negros alforriados e “La Voz de los Sin Voz, Tocaña”, produzido por Marcel Cluzet, registra a identidade cultural e memorial de uma comunidade negra.

Segunda a coordenadora, Larissa Ferreira, a mostra de filmes “Re-existências Afro-Ameríndias” acontecerá dias 21 e 22 de novembro, às 19h, no auditório do Instituto Cervantes (707/907 Sul, lote D).

1° Seminário corpo, cena e afro epistemologias

Será realizado nos dias 27, 28 e 29 de novembro o 1° Seminário Corpo, Arte e Afro Epistemologias, que visa promover reflexões sobre identidade cultural, decolonialidade e negritude no campo das artes da cena, sobretudo no que tange as pesquisas acadêmicas em dança, teatro e performance.

O seminário é um convite à reflexão sobre o corpo e as artes da cena desde o protagonismo das vozes que foram silenciadas. A programação conta com palestras, workshops, lançamento de livros e outros.

O evento irá acontecer no IFB – Campus Brasília (Setor de Grandes Áreas Norte 610 – Asa Norte, Brasília – DF). Os interessados em participar deverão se inscrever através do site: www.afroepistemologias.art.br. As inscrições são totalmente gratuitas.

Confira a programação AQUI.

Tempo de reflexões

E o Campus Ceilândia do IFB disponibilizou para o público um painel aberto com reflexões históricas sobre o Dia Nacional da Consciência Negra.

A comunidade pode contribuir com textos sobre o tema e na próxima terça, dia 28, às 10 horas, haverá uma roda de conversa no auditório do campus sobre o assunto. A iniciativa é do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e da Coordenação de Assistência Estudantil da Unidade.

Fonte: Darcianne Diogo Gonçalves

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado