Primeiro festival online multilinguagens do Brasil celebra os 60 anos de Brasília

Vem aí o Festival No Seu Quadrado, uma mega ação online que acontece de 17 a 27 de abril. O primeiro festival online multilinguagens do Brasil é totalmente gratuito e integra o calendário oficial do aniversário de 60 anos de Brasília.

A programação conta mais de 70 atividades formativas e mais de 200 artistas em apresentações artísticas em um total de mais de 300 profissionais envolvidos em todo o processo de produção. O grande espaço cultural para onde nos deslocamos com um rápido clique está disponível no perfil do instagram www.instagram.com/festivalnoseuquadrado/  e no site www.festivalnoseuquadrado.com.br

Dentre os selecionados estão Ellen Oléria, Hodari, Moara, Banda Ellefante, Laila Moreno, Vera Verônica, Carol Nogueira, MC Nenzin, Joe Silhueta, O Tarot (Música), Siren, Toys, Omik (Grafite), Mateus dos Anjos (Dança), Diego Bresani, Mateus Lucena (Fotografia), Cristiane Sobral (Poesia), Fernanda Evangelista (Gastronomia), Bruno Torres, Filipe Duque (Audiovisual), Circo dos Irmãos Saúde (Circo), Crazy Cake Crew, DJ Chocolaty, DJ A, Limbo Rádio Quarentena (DJs).

A ideia é movimentar a cadeia produtiva da cultura no Distrito Federal, tão carente de atenção em uma época em que o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde impôs restrições que impactaram profundamente a economia criativa.

O confinamento das pessoas em casa é uma forma eficaz de preservar a saúde coletiva e deve ser respeitado, porém suas consequências sociais causaram o adiamento de eventos culturais e o fechamento temporário de centros culturais, salas de cinema, arenas, estádios, dentre outros lugares consagrados à realização de apresentações, espetáculos, shows e sessões culturais.

Como resolver tal dilema? O Festival No Seu Quadrado concede aos artistas de Brasília um espaço virtual para apresentarem performances artísticas e conteúdos formativos. Já o público tem a oportunidade de experimentar a cultura do quadrado nesses tempos de quarentena. Tudo acontece por meio de Lives (Conteúdos ao vivo) transmitidas pelo instagram.

São representadas as linguagens do audiovisual, artes visuais, circo, dança, fotografia, gastronomia, literatura, música, performance, técnica, e também atividades infantis como contação de histórias e teatro infantil, dentre outras.

“A ideia é apresentar um novo formato de festival cultural em uma ação de vanguarda que agrega diversas linguagens artísticas em um ambiente online totalmente integrado às redes sociais”. Conta Lucas Tobias, Diretor-executivo do Festival No Seu Quadrado.

“Antes o foco era ressignificar os espaço urbanos com cultura, mas em tempos de confinamento, o objetivo agora é promover um movimento potente que vai explorar as possibilidades das redes sociais e estabelecer novos formatos de interação cultural”. Completa Tobias.

“Trata-se de uma grande celebração dos 60 anos de Brasília, onde temos diversas manifestações que reafirmam a infindável riqueza da arte produzida no Distrito Federal. Atualmente há muitos festivais de música online, mas uma ação multilinguagens é algo que as pessoas nunca viram. O confinamento levou a  uma digitalização forçada no modelo tradicional, mas que levará ao público uma nova forma de explorar a cultura do DF.” Convida.

O Festival No Seu Quadrado viabiliza a atuação profissional e a remuneração de profissionais da economia criativa durante o período de suspensão de eventos e aglomerações no DF. A iniciativa é financiada por Emenda Parlamentar do Deputado Distrital Fábio Félix (PSOL-DF) e será  executado pelo Poder Executivo, sob responsabilidade da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, que criou uma força tarefa para dar celeridade máxima à tramitação.

“A cultura já tem sofrido diversos ataques no último ano, com cancelamento de editais, redução drástica de recursos e até censura. Com a nova crise, os trabalhadores da área estão sofrendo muito. Decidimos, então, aliar tecnologia e necessidade de reaquecer o setor. Os festivais online já são uma realidade em diversos países, alguns com sucesso de público, inclusive. Acreditamos que, neste momento, o projeto será um alívio para artistas e produtores, mas também para o público que consumirá cultura local sem sair de casa e também poderá se qualificar com os cursos promovidos”, salienta Fábio Félix.

Dentre as 1501 inscrições efetuadas, o Festival No Seu Quadrado selecionou cerca de 200 apresentações artísticas e mais 70 atividades formativas que serão veiculadas da seguinte maneira:

1. Apresentações artísticas – “Live” (transmissão ao vivo) com conteúdo artístico autoral em todas as linguagens. São performances ao vivo transmitidas via live no Instagram  com o tempo mínimo de duração de 30 minutos.

2. Atividades Formativas – “Live” (transmissão ao vivo) com conteúdo técnico e instrucional sobre áreas técnicas da cultura e economia criativa transmitidas viaInstagram. O tempo mínimo de duração é de 60 minutos.

O Festival No Seu Quadrado é uma proposta de plataforma transmídia. Os materiais completos das apresentações serão gravados e publicados na íntegra no site do Festival www.festivalnoseuquadrado.com.br Um espaço virtual onde se pode acessar os trabalhos dos artistas participantes.

A programação completa está disponível em www.festivalnoseuquadrado.com.br

Serviço: Festival No Seu Quadrado

Data: De 17 a 27 de abril de 2020

Acesso gratuito

Classificação indicativa: Livre

Site: www.festivalnoseuquadrado.com.br

Instagram: @festivalnoseuquadrado

Renato Acha
Acha Brasília
Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado