Oficinas e sessões gratuitas de contação de história na Estrutural, São Sebastião e Sobradinho II acontecem até junho

Primeira sessão de contação de história será realizada no dia 26 de abril, as oficinas têm início no dia 10 de maio

Tendo como inspiração, um trecho da canção Wave, de Tom Jobim, “acreditando naquilo que os olhos já não podem ver, mas que o coração entende”, Ana Solino, Ângela Barcellos e Queila Branco formam o grupo “Qual é a sua história?”, acreditando no poder transformador da arte narrativa e da atuação como protagonista da própria história.

O objetivo do projeto é promover a arte da narrativa, ampliando a visitação e o uso das bibliotecas públicas, despertando, assim, o interesse de novos contadores de histórias e, também, de mais leitores.

O projeto é desenvolvido em duas etapas, com sessão de contação de histórias para grupos diversos e, ainda, oficina para formação de contadores de histórias. Todas as atividades contam com o apoio do Fundo de Incentivo à Cultura do Distrito Federal (FAC), e essa é a primeira edição do projeto.

As sessões de contos têm lugar nas seguintes datas: 26 de abril, às 10h, 15h e 17h, em Sobradinho, na Biblioteca Pública Maria do Bairro, na avenida central, quadra AR 13, conjunto 16, lote 03. Em 6 de maio, às 10h, 15h e 16h na Biblioteca Pública da Estrutural, na área especial 20, setor central. Fechando a programação, no dia 3 de junho, às 10h, 15h e 16h na Biblioteca Pública de São Sebastião, na quadra 101. A capacidade para cada sessão é de 50 espectadores,  com entrada franca.

A oficina para formação de contadores de histórias é realizada através de jogos lúdicos e do encontro com as vivencias pessoais, provocando o reconhecimento de cada um como autor de sua história. As oficinas estão voltadas para professores, mediadores culturais, atores e interessados na temática. Com duração de 16h, conta com certificado e a participação é gratuita.

Estão disponíveis 25 vagas por região administrativa, sempre com a programação de três encontros. Na Estrutural, no dia 10 de maio das 8h às 12h, no Centro de Referência Especializada de Assistência Social da Estrutural (CREAS), Setor Central no Guará. No dia 11 de maio, em Sobradinho II, a oficina tem lugar na Biblioteca Pública Maria do Bairro, na avenida central, quadra AR 13, conjunto 16, lote 3, das 8h às 12h. E, para finalizar, no dia 7 de junho, na Administração Regional de São Sebastião na quadra 101, também das 8h às 12h.

“As oficinas e as sessões de contação são ferramentas para a aproximação do público com o universo da leitura, o lúdico do teatro e, também, para um contato mais próximo com os bens culturais da cidade, como as bibliotecas públicas, tão fundamentais para a construção de diversas nuances do ser humano”, explica Ana Solino, coordenadora do projeto.

Mais sobre o grupo “Qual é a sua história?”

         Formado pelas educadoras, Ana Solino, licenciada em Letras pelo UNICEUB, especialista em Psicopedagogia pela UCB; Ângela Barcellos, graduada em Educação Física pela ESEFEGO, especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFG, mestra em Estudos do Lazer pela Unicamp e doutora em Artes pela UNB; Queila Branco, especialista em Valorização da Educação Infantil pela Universidade Federal do Tocantins, é, também, alfabetizadora, atriz e professora de Teatro pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.

 

***

Serviço: Oficinas e sessões gratuitas de contação de história na Estrutural, São Sebastião e Sobradinho II acontecem até junho.

Inscrições gratuitas para as oficinas de contação pelo site: www.oficinavoutecontar.wixsite/historias

Telefone: (61) 98149-0124, informações com a Ana Solino

Informações para a imprensa: (61) 99211-9451 – Vanessa Castro

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado