OBESIDADE

Um problema grave que deve ser encarado com cuidado!

Por Cecília Peixoto
Psicóloga

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a taxa de Obesidade no País passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018.Por mais que nas mídias sociais incentivam o consumo de frutas e hortaliças; dieta e prática de exercícios físicos a população está ficando mais obesa. Este aumento se da porque ainda há consumo muito elevado de alimentos ultraprocessados, com alto teor de gordura e açúcar. Em relação a isso o Ministério fez um acordo em 2018 com representantes da indústrias alimentícias, que se comprometeram a reduzir a quantidade de açúcar em seus produtos estimando – se uma redução de 144 mil toneladas de açúcar até 2022.
A Obesidade não deve ser vista como um problema estético , sabe – se que ela tem provocado o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e muitos psicológicos. De acordo com pesquisas cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de Obesidade, e oito em cada dez continuam na fase adulta.
Uma crença em relação a causa da obesidade, é dela estar ligada a ingestão de grande quantidade de comida fato que nem sempre é verdadeiro pois em geral os obesos usam alimentos de alto valor calórico que não precisa ser de grande quantidade para causar o aumento de peso. Muitas deles ganham peso com facilidade devido a fatores genéticos, hábitos alimentares nada saudáveis, estilos de vida sedentários, não podendo esquecer que a obesidade pode ainda ter correlação com variações hormonais tais como: excesso de insulina; deficiência do hormônio de crescimento; excesso de hidrocortisona, os estrógenos acompanhados de distúrbios psicológicos problemas familiares dentre outros. A ansiedade por exemplo é um fator desencadeado pelo stress do dia a dia, preocupações constantes que acabam gerando uma compulsão alimentar Devemos ficar atentos pois por trás de um obeso pode existir um problema psicológico, agravando – se. Muitas mudanças de comportamento surgem como um excesso de timidez, isolamento e até mesmo uma depressão, acarretando mais alterações alimentares e dificuldades em praticar uma atividade física.

Se você está ou conhece alguém que esteja acima do peso, procure orientação médica, e inclusive psicológica pois quanto mais cedo isso ocorrer melhor saúde terá. Mas não se esqueça que o mais importante é você sentir – se bem.

Concluo esse texto propondo a leitura do livro : “Pense Magro” : A

Dieta definitiva de Beck”, criada pela Psicóloga Dra Judith Beck, é um Livro direcionado para o público em geral, mas que também pode ser utilizado por profissionais de saúde, que oferece uma proposta de abordagem para pacientes com obesidade emagrecerem de forma saudável, adequada e poderem manter essa perda de peso – a autora propõe algo simples: pensar. Pensar magro significa, basicamente, reprogramar seu cérebro para que ele passe a dominar a fome. Demandando empenho e disciplina, envolve cultivar as emoções e adquirir novos comportamentos que ocorrem de forma muito gradual. A resistência mental definitiva é o que prega a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), hoje considerada o tratamento de primeira linha contra o excesso de peso. Como afirmou Beck

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado