O texto sem mistério: leitura e escrita na universidade

Universidade Estadual de Goiás-CCSEH

Brenda Pereira de Souza

Goldstein ,Norma Seltzer

O texto sem mistério: leitura e escrita na universidade

Linguagem, Tecnologia e Produção de texto

17 de Abril de 2019

Anápolis Goiás

Resenha do livro : Goldstein, Norma Seltzer , 1941 – O texto sem mistério: leitura e escrita na universidade/Norma Goldstein, Maria Silvia Louzada, Regina Ivamoto.- São Paulo: Ática,2009.

200 p.: il – [Ática Universidade]

Norma Goldstein, apresenta neste livro a oportunidade para ampliar a competência do leitor e redator de textos, o estudo de alguns gêneros textuais presentes no dia a dia dos estudantes universitários. Abordando assuntos como: linguagem, texto e gêneros textuais no Primeiro capítulo.

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No segundo capítulo vemos coesão e coerência textuais onde deve ter um conhecimento de texto que o leva a compreender as situações retratadas. Assim como no trecho , para compreender uma história um quadrinho ou HQ ,o leitor tem que saber ler e entender o que está escrito nos balões e ,ao mesmo tempo , compreender a relação do texto com as imagens.

O capítulo três fala sobre o uso do parágrafo , recurso que permite organizar as ideias apresentadas em textos. A autora diz “ uma reflexão sobre a organização do parágrafo pode ser muito útil para melhorar a competência na escrita. O parágrafo apresenta três características: unidade, coerência e clareza.

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No capítulo quatro são falados de quatro processos que formam a Intertextualidade. Que é considerada por sinal uma característica de todos os textos. É a parte que se manifesta as opiniões sobre o tema proposto e os pontos de vista.

O capítulo cinco vemos um pouco de notícia e reportagem. “ costuma ser fatos com relativa imparcialidade” e a reportagem “ é extensa e profunda “ diz nossa autora. Hoje em dia temos dois tipos de notícias , a primeira que é de  fato real e a segunda e a fakenews e são notícias falsas que se espalham e muitas pessoas compartilham sem saber sua real origem.

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Todos nós gostamos de expressar nossas opiniões seja elas favoráveis ou contrárias. O capítulo seis se refere a textos opinativos- Carta de leitor. Como somos diferentes, com valores , condutas e pensamentos variados provoca assim diversas opiniões causando polêmica. “ Em diversidade de pensamentos tem como consequência a formação de muitos pontos de vista”. Assim diz a autora.

Nota-se em jornais e revistas ações de indivíduos e policiais referindo-se a questões polêmicas que tem soluções opostas. É o chamado editorial. Ele é composto por argumentos e operadores argumentativos .” podem indicar: oposição, causa, finalidade, conclusão” e “ a sustentação é feita por meio do encadeamento de provas”, “ contra-argumentos apresentação de argumentos contrários, ou seja, á tese defendida pelo interlocutor”.

O capítulo oito tem o artigo de opinião, no qual colocamos nossas opiniões e tentamos convencer quem está lendo. “ É , portanto, um gênero que possibilita ao autor expor livremente o seu modo de pensar, o seu ponto de vista sobre uma questão controversa ,e que se destina a convencer o leitor”.

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O capítulo nove está reservado para resenha, que faz parte principalmente da vida acadêmica dos universitários. Ela forma opinião sobre diferentes campos do conhecimento. Temos dois tipos de resenha; a crítica e a académica.

Textos de divulgação científica encontramos estruturas nesse capítulo. Traz ao leitor certas informações de um determinado assunto. “ Um dos recursos do autor para aproximar- se do leitor é a elaboração ,ao longo do texto, de definições que expliquem os termos científicos.

No capítulo onze Goldstein fala a respeito do projeto de pesquisa científica e relatórios, pois o que mais acontece com os universitários e estudantes é elaborar um projeto para ter uma boa pesquisa e depois finalizar o processo com o relatório. “ Apresentação do projeto de pesquisa, coleta dos dados, redação da monografia, dissertação ou tese” e “ o relatório assume determinada forma em função de variáveis como: finalidade; Natureza do assunto que será abordado; relação entre quem produz e a quem  se destina; lugar onde vai ser veiculada”.

Por fim o capítulo doze temos o trabalho acadêmico: resumo, monografia ( ou TCC), geralmente é conhecido por estudantes que estão na faculdade e é pedido pelos professores como um texto de pesquisa do término do curso. “ é a escrita do texto acadêmico que resulta de um projeto de pesquisa e, como tal, deve seguir certas normas de produção”

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CONCLUSÃO

Depois de ler as 200 páginas de Norma Goldstein chego a conclusão de que o leitor não pode apenas ler por ler, más sim ser capaz de ler textos variados de modo crítico produzindo nossos próprios textos e ler e escrever de forma melhorada cada vez mais. Tanto na vida acadêmica quanto na pessoal.

 

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INDICAÇÃO DA OBRA

O livro: O texto sem mistério de Norma Goldstein é para aqueles que assim como eu, buscam novas experiências, conhecimento e uma visita mais ampla digamos assim.

Afinal conhecimento nunca é demais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

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