O que a cólica menstrual pode significar

O que é a cólica menstrual?

Cólica menstrual ou dismenorreia caracteriza-se por dor na região pélvica em cólicas que pode preceder ou acompanhar o fluxo menstrual.

Por que ela ocorre?

A cólica menstrual primária ocorre na ausência de doenças orgânicas e está associada ao aumento na produção de substâncias inflamatórias, como as prostaglandinas, que estimulam a contratilidade uterina.
Já a dismenorreia secundária está associada a causas orgânicas, como endometriose,  miomas uterinos, ou malformações do útero.

Quando ela pode ser considerada natural?

A cólica pode ser considerada natural quando não estiver associada a doenças do organismo ou quando a dor perdurar por um período determinado do fluxo menstrual sem atrapalhar de forma importante os hábitos de vida da mulher. Geralmente dura entre 48 a 72 horas e não está associada a dor fora do período menstrual.

Nesse caso, como a pessoa deve agir?

Nestes casos, a mulher pode usar analgésicos em geral, antiinflamatórios ou mesmo bolsa de d’água morna sobre a pelve.
Exercícios físicos e alimentação balanceada no período pré-menstrual e menstrual ajudam a diminuir a cólica. Anticoncepcionais hormonais em geral, em suas diversas vias de administração, podem também ser utilizados para melhorar a dor e diminuir o fluxo menstrual.

Quando ela pode ser considerada anormal?

A cólica menstrual é considerada anormal quando atrapalha de forma importante a qualidade de vida da mulher, quando não melhora com os tratamentos acima descritos ou quando está associada a outros sinais e sintomas como infertilidade, dor fora do período menstrual, dor durante a relação sexual ou aumento do fluxo menstrual.

Nesse caso, como a pessoa deve agir?

Nestes casos, a mulher deve procurar atendimento ginecológico a fim de diagnosticar possíveis doenças associadas e avaliar o tratamento mais adequado.

O que é a endometriose?

A endometriose é o implante de endométrio – tecido glandular que recobre a porção interna do útero (cavidade uterina) – fora do útero. Pode haver implante de endometriose em diversos locais, como ovários, trompas, ligamentos ao redor do útero, intestino, bexiga entre outros.

Ela pode ser confundida com a cólica menstrual?

A endometriose é uma causa importante de dor no período menstrual e muitas vezes seu diagnóstico pode ser feito pela queixa de cólica menstrual forte e progressiva associada ou não a infertilidade, dor fora do período menstrual e dor durante a relação sexual. O diagnóstico é feito por presunção pela história clinica, exame físico e exames complementares como ultra-sonografia e ressonância magnética ou diretamente por procedimento cirúrgico com biopsia de lesão detectada.

Como é o tratamento?

O tratamento pode ser clinico, com medicamentos hormonais como o dienogest ou análogo de GnRH ou pode ser cirúrgico com a vídeo-laparoscopia. No tratamento cirúrgico, o ideal é retirar todos os focos de endometriose visíveis, sendo necessário muitas vezes a presença de equipe multidisciplinar – ginecologista, proctologista, urologista e cirurgião geral.

O que é o mioma?

Mioma uterino é um tumor benigno que se desenvolve a partir do crescimento desenfreado de tecido muscular liso do útero – miométrio.
Acomete cerca de 40% das mulheres entre 30 a 50 anos, podendo se desenvolver de forma lenta, rápida ou permanecer do mesmo tamanho.

Ele pode ser confundido com a cólica menstrual?

Algumas mulheres podem não apresentar nenhum sintoma. Mas os miomas podem causar aumento de fluxo menstrual e de dias de sangramento menstrual, além de cólica menstrual.

Como é o tratamento?

Nos casos assintomáticos, nenhum tratamento é necessário. Nos casos de alteração do fluxo menstrual ou dor em pelve, o tratamento é cirúrgico. A cirurgia para retirada de miomas pode ser por via vaginal- vídeo-histeroscopia – ou por via abdominal – vídeo-laparoscopia ou laparotomia. Em alguns casos pode ser necessária a retirada do útero- histerectomia- que pode ser feita por via vaginal, laparoscópica ou abdominal.

Quais mais doenças/distúrbios a cólica menstrual pode esconder?

A cólica menstrual pode não estar associada a nenhum distúrbio importante, mas pode também servir de alerta para casos de doenças mais severas e que precisam de tratamento, como a endometriose e os miomas, a fim de evitar seqüelas como anemia ou infertilidade.

Fonte: http://www.clinicasaudedamulher.com.br/

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado