Novas lâmpadas de LED iluminam a região do Taquari

Novas lâmpadas de LED iluminam a região do Taquari

Com recursos de R$ 353 mil vindos da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP), operação foi feita pela CEB e pela Secretaria de Obras

FLÁVIO BOTELHO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: CHICO NETO

14.5.2020-Nova-iluminação-em-Taquari.-Foto-Joel-Rodrigues2-jornal-daqui-df
14.5.2020-Nova-iluminação-em-Taquari.-Foto-Joel-Rodrigues2-jornal-daqui-df
Além de proporcionar mais economia, a nova iluminação favorece a segurança da população | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

As ruas do Setor Habitacional Taquari estão mais iluminadas. Em parceria com a Secretaria de Obras, a CEB finalizou a entrega do projeto de eficientização de iluminação pública na região, próxima ao Grande Colorado. Ao todo, 569 luminárias de LED foram instaladas entre abril e maio por técnicos da companhia, em um projeto que recebeu investimento de R$ 353 mil – recursos oriundos da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

A substituição das luzes nos postes atendeu a um pedido dos moradores do Taquari. No lugar das lâmpadas antigas, de vapor de sódio, agora a iluminação pública do local ganha o reforço da tecnologia de LED. A ação, além de garantir maior luminosidade por conta da potência superior das novas lâmpadas, vai gerar uma economia de energia de até 50% para o GDF e um controle maior na manutenção – as lâmpadas de LED possuem 60 mil horas de vida útil e perdem apenas 30% de luz quando atingem essa marca, enquanto as de vapor de sódio queimam por completo quando atingem 32 mil horas de uso.

População aprova

A nova iluminação pública já foi notada e aprovada pela população. Morador do Taquari há 15 anos, o corretor de imóveis Marcelo Oliveira elogiou as novas lâmpadas de LED. “Ficou muito bom, à noite agora está bem mais claro aqui”, destacou. “É importante ter essa iluminação de qualidade para evitar assaltos na região”.

Funcionária de uma loja de bebidas e conveniência, Ângela Gomes Estrela trabalha no Taquari há quatro anos e, assim como Marcelo Oliveira, já sentiu a diferença que as novas lâmpadas fazem: “A gente sempre ouvia relatos de assaltos que aconteciam por aqui, então essa iluminação nova é muito importante. Ficou muito bom, vai ajudar na nossa segurança”.

O presidente da CEB, Edison Garcia, também reforçou o papel que a nova iluminação com lâmpadas de LED desempenhará no auxílio à segurança pública no local. “A nova iluminação no Taquari vai auxiliar no trabalho de monitoramento que a PMDF já tem realizado no local. A soma disso com o trabalho policial vai contribuir para inibir as ocorrências de furto e assalto a pedestres e residências na região”, ressaltou.

Outras RAs atendidas

Segundo a Secretaria de Obras, o processo de eficientização da iluminação já foi feito em outras regiões administrativas (RAs) do DF, como Guará, Cruzeiro, Taguatinga, Sobradinho e Santa Maria. Os recursos da CIP são gerenciados pela secretaria e servem para modernizar e ampliar o parque de iluminação pública da cidade, em trabalhos executados pela CEB.

A pasta também informa que moradores ou lideranças comunitárias podem solicitar esse serviço pelo telefone 162 ou por meio de contato direto com as administrações regionais.

Com informações da CEB e da Secretaria de Obras

deivis
Author: deivis

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado