Nova atualização do app Caixa Tem agiliza atendimento ao Auxílio Emergencial

Nova atualização do app Caixa Tem agiliza atendimento ao Auxílio Emergencial

Por Claudio Yuge | 11 de Maio de 2020 às 17h50

Desde que o governo passou a avaliar as inscrições para o programa de Auxílio Emergencial para os trabalhadores que ficaram sem renda durante a crise da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o que se viu foram enxurradas de reclamações sobre a demora do app e fila nas agências físicas da Caixa Econômica Federal.

Outro utilitário o Caixa Tem, chegou para facilitar saque e transações com o benefício de R$ 300, contudo, também mostrava muita morosidade no funcionamento. No final do mês uma atualização deste aplicativo já agilizou o atendimento e um novo update, liberado na sexta-feira (8), vem desafogando a rede e facilitando a vida dos usuários.

De acordo com o banco, o Caixa Tem já foi baixado mais de 85 milhões de vezes e agora está mais estável, pois sua primeira versão tinha capacidade de 200 mil conexões simultâneas. Agora, esse número subiu para até 500 mil chamados ao mesmo tempo. Até a chegada das versões 1.20.4, no Android, e 1.20.0, no iOS, as críticas constantes relatavam lentidão e bugs que causavam travamento, além de uma espera na fila que reiniciava e nunca chegava ao fim — houve até mesmo casos de pagamento em duplicidade.

Agora, contudo, parte dos problemas parecem ter sido resolvidos, pois as avaliações na loja do Google melhoraram e a nota do app na plataforma subiu para 3,6 (de 5). Na Apple, as reclamações estão menores e a nota é de 4 (de 5). Ainda assim, muita gente segue criticando a demora e alguns bugs — então, não custa dar uma olhadinha para ver se a sua versão está atualizada, já que isso pode agilizar a transação com o valor na sua conta.

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Captura de tela/Canaltech

Vale destacar que a movimentação do montante no Caixa Tem depende, claro, da liberação da verba por meio de análise no app dedicado do Auxílio Emergencial. O Caixa Tem é útil também para consultar outros benefícios, como o abono do PIS, Seguro-Desemprego, FGTS e Bolsa Família.

Quem teve resultado inconclusivo precisa refazer o cadastro

Na última quinta-feira (7), o ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni afirmou que 17 milhões de pedidos do Auxílio Emergencial estão parados, muitos por conta de cadastros inconclusivos e inconsistência nos dados. Ele adiantou que entre seis e oito milhões dessas requisições devem ser aprovadas. E como no Senado já foi aprovado um projeto que contempla o benefício para quem teve renda superior a R$ 28.559,70 em 2018, as pessoas que tiveram condição negativa na primeira tentativa devem refazer o cadastro.

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Reprodução/Caixa

Com todas as atualizações e a liberação para milhões de pessoas, o sistema agora está mais apto e ágil para avaliar cada situação, assim como orientar melhor quais informações faltam para que seu registro seja examinado da maneira adequada. Vale destacar que no caso das pessoas que receberam mais de R$ 28.559,70 em 2018, ainda é necessário aguardar a sanção do presidente para que essa reavaliação possa ser feita.

O app Auxílio Emergencial, tanto para iOS quanto para Android, segue recebendo os cadastros até o dia 2 de julho. E quem por acaso for beneficiado somente no prazo final, poderá receber todas as três parcelas de R$ 600 de uma só vez. Para quem recebeu a primeira parcela e aguarda pela segunda, a Caixa adiantou que ainda aguarda o governo federal para estipular o pagamento.

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Author: deivis

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