No Dia da Mulher Negra, o Cine Piscina exibe os filmes gratuitos que primam pelo protagonismo negro

A cada quinta um país é homenageado com uma harmonização entre Cinema, Gastronomia e Enologia
Cine Piscina – Cinema ao ar livre
Black is Beautiful
“Infiltrado na Klan” de Spike Lee
“Das Raízes às Pontas” de Flora Egécia
Ocupação Contém (Piscina com Ondas) 
25 de julho (quinta) às 19:00
Entrada franca
A Piscina de Ondas tem sido um oásis para muitos brasilienses ávidos por uma rica programação cultural gratuita. A estreia do “Cine Piscina – Cinema ao ar livre” na última quinta (18) movimentou a Ocupação Contém com a exibição de “Relatos Selvagens”, filme que levou mais de oitocentas pessoas ao Parque da Cidade.
 
O “Cine Piscina – Cinema ao ar livre” alia ocupação urbana e imersão artística na sétima arte. O público ocupa cadeiras de praia dispostas dentro da Piscina com Ondas para assistir os filmes, e pode também levar suas cangas e mantas para curtir a exibição a céu aberto, no coração da cidade. A cada semana um país é homenageado com foco na cinematografia, gastronomia e enologia.
 
A programação desta quinta (25 de julho) traz um filme escolhido pelo público. No Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Afro-Latino-Americana, as opções para votação popular foram pautadas na filmografia norte-americana, com películas que primam pelo protagonismo negro. Com o tema “Black is Beautiful” foram sugeridos os títulos: “Django Livre”, “Moonlight”, “Pantera Negra”, “Infiltrado na Klan” e “Nós”. A votação ocorreu até sexta passada e o filme escolhido foi “Infiltrado na Klan”, uma obra-prima de Spike Lee que transcende o Cinema e aborda temas como Política e Racismo com maestria.
O filme de abertura é “Das Raizes às Pontas”. O curta-metragem documentário brasiliense, dirigido por Flora Egécia, aborda o resgate das raízes negras a partir dos cabelos crespos. O filme propõe estimular o público a se relacionar bem com o cabelo na forma natural e, consequentemente, promover a aceitação e a aproximação com a origem de sua cultura.
 
A homenagem aos Estados Unidos continua na gastronomia. Há diferentes opções de hambúrguer e cachorro-quente. Na enologia, são oferecidos os rótulos dos vinhos californianos Woodbridge by Robert Mondavi (Zinfadel), RedWood Creek (Pinot Noir) e Califortune (Cabernet Sauvignon e Merlot). Todos serão vendidos por R$ 25,00 (a taça) no Mimo Bar.
 
A Ocupação Contém tem o patrocínio de Absolut, Beefeater e Jameson. A cerveja oficial é a Stella Artois.
 
Sobre o 25 de julho – Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra:
 
O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi instituído por lei em 2 de junho de 2014.
 
Tereza Benguela liderou entre 1750 e 1770, após a morte de seu companheiro, José Piolho, o Quilombo do Quariterê, situado entre o rio Guaporé e a atual cidade de Cuiabá, capita de Mato Grosso. O lugar abrigava mais de 100 pessoas.
 
Durante seu comando, a Rainha Tereza criou uma espécie de parlamento e reforçou a defesa do Quilombo do Quariterê com armas adquiridas a partir de trocas ou levadas como espólio após conflitos. Nas suas terras eram cultivados milho, feijão, mandioca, banana e algodão, utilizado na fabricação de tecidos.
 
Tereza de Benguela é, assim como outras heroínas negras, um dos nomes esquecidos pela historiografia nacional, que, nos últimos anos, devido ao engajamento do movimento de mulheres negras e à pesquisa ou ao resgate de documentos até então não devidamente estudados, na busca de recontar a história nacional e multiplicar as narrativas que revelam a formação sociopolítica brasileira.
Serviço: Ocupação Contém
Cine Piscina – Cinema ao ar livre
apresenta “Infiltrado na Klan” de Spike Lee e “Das Raízes às Pontas” de Flora Egécia
Data: 25 de julho (quinta) às 19:00
Local: Piscina com Ondas (Parque da Cidade – Estacionamento 7)
Entrada franca
 
Ocupação Contém
Funcionamento: De quinta a domingo
Quintas: De 18:00 às 23:00
Sextas: De 17:00 a 01:00
Sábados e domingos: De 10:00 à 01:00
Entrada franca
Não será permitida a entrada com comidas ou bebidas
 
Fichas Técnicas dos filmes: 
“Infiltrado na Klan”
Duração: 2h 16min
Direção: Spike Lee
Elenco: John David Washington, Adam Driver, Topher Grace mais
Gêneros: Biografia, Policial
Nacionalidade: EUA
Sinopse: Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, e quando precisava estar fisicamente presente envia um outro policial branco em seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron fica próximo do líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.
 
“Das Raízes às Pontas”
Flora Egécia, 20 min, Documentário, DF, 2015
Sinopse: Luiza tem 12 anos e fala com orgulho de seu cabelo crespo e sua ancestralidade. A história de Luiza é uma exceção. O cabelo crespo como elemento do tornar-se negro e ato político. Os entrevistados, dos mais diversos perfis falam sobre o papel do cabelo crespo como elemento do tornar-se negro e como ato político contra imposições estéticas. Questionar os padrões de beleza, que são impostos cada vez mais cedo, além de tratar a afirmação do cabelo crespo como um dos elementos fundamentais da identidade negra são a principal temática do filme, que também avalia a aplicação da Lei 10.639/03 que regulamenta o ensino da História Afro-Brasileira e Africana nas escolas brasileiras.
Renato Acha
Acha Brasília
Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado