Mulheres interessadas em colocar DIU devem ir ao Hmib na segunda-feira (17)

Uma equipe fará avaliação das interessadas pela manhã

As mulheres que desejarem colocar o Dispositivo Intrauterino (DIU) do tipo T Cobre, não hormonal, devem procurar o Hospital Materno e Infantil de Brasília (Hmib) para passar por uma avaliação, na manhã da segunda-feira (17), no grande auditório do hospital.

A avaliação será feita por uma equipe, a partir das 7h. A paciente que estiver apta, já sairá com a data da implantação agendada. O público-alvo são as mulheres sexualmente ativas, inclusive as adolescentes, que optarem por esse método para prevenção da gravidez.

 

São diversas as maneiras de se evitar uma gravidez. A colocação do DIU é apenas uma delas. O dispositivo é uma pequena haste em forma de T, colocada dentro do útero, em procedimento realizado no consultório.

Esta pequena haste fica no colo do útero durante um período de tempo, que pode variar de cinco a dez anos. Mas pode ser retirada a qualquer momento, se a mulher desejar ou se ocorrer algum problema.

O sistema libera substâncias que o tornam o ambiente desfavorável ao espermatozoide, impedindo que ele fecunde o óvulo. Trata-se de um dos métodos contraceptivos mais seguros, é reversível e a eficácia chega a 99%.

“É muito importante que a mulher tenha total liberdade para planejar a família que deseja e ter quantos filhos quiser, no momento que julgar oportuno. A colocação do DIU é um direito de todas as que decidirem por isso”, avalia o diretor do Hmib, Rodolfo Alves Paulo de Souza.

 

Janiara Lara, da Agência Saúde

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado