Metrô-DF instala painéis que informam horário dos trens

Usuários poderão conferir o tempo exato em que os trens chegam às estações. Tecnologia foi desenvolvida por técnicos da companhia

A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) instalou 56 painéis do Sistema de Sinalização Online em 15 estações, que informam o horário exato em que os trens chegam às plataformas. Essa era uma demanda antiga dos usuários do sistema, que informaram, por meio de pesquisa interna, que gostariam de saber os horários para poderem programar melhor o tempo de espera para poder embarcar no trem.

No dia 21 de abril do ano passado, um painel experimental foi instalado na Estação Arniqueiras e funcionou por 60 dias. Em seguida, a empresa lançou edital de licitação para a compra dos monitores. Possuem painéis as estações Águas Claras, Arniqueiras, Central, Praça do Relógio, Ceilândia Centro, Ceilândia Sul, Terminal Ceilândia, Furnas, Concessionárias, Terminal Samambaia, 114 Sul, Shopping, Metropolitana, Guará e Galeria.

Esse tipo de serviço, cuja tecnologia foi desenvolvida exclusivamente por técnicos do Metrô-DF, existe em vários metrôs no mundo. “O usuário poderá se programar melhor ao saber o horário em que o trem chega à estação. Essa medida faz parte de uma série de ações que faremos para a modernização do sistema”, afirmou o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado.

Dourado explica que a instalação do painel na plataforma é a primeira de três etapas da Modernização do Sistema de Informação do Metrô-DF. Em um segundo momento, todas as áreas que envolvem operação, manutenção e gestão da empresa terão acesso aos painéis online. Isso será possível administrar melhor possíveis sinistros, otimizar equipes, rastrear incidentes e monitorar atrasos. A última fase será o acesso por meio de um aplicativo em tablets e smartphones.

Os recursos foram garantidos por meio de emenda parlamentar dos deputados distritais Chico Leite e Telma Rufino.

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado