Memórias oleiras: Site que resgata o passado da cidade de São Sebastião é lançado

Preservar a história de São Sebastião, tijolo por tijolo, e compartilhar recordações. Esse é o objetivo do museu virtual que foi lançado nesta sexta-feira (18) na cidade. O site é resultado do projeto “Memórias Oleiras”, que começou a ser desenvolvido em 2016 pelo movimento Cultural Supernova. Durante este período, foram recuperadas fotos, arquivos públicos e depoimentos de pioneiros. O acervo ficará disponível para consulta da população.

Diretor audiovisual e cinegrafista, Nilmar Paulo

 

A equipe formada por pesquisadores, fotógrafos e cinegrafistas priorizou os moradores mais antigos da cidade. Alguns chegaram à região antes mesmo do nascimento de Brasília, em 1960, e trabalharam nas olarias, que forneciam materiais de construção civil para as obras da Capital Federal.
O resgate das memórias é importante para valorizar a história dos moradores mais antigos e também a identidade da cidade, como ressalta um dos idealizadores, Paulo Dagomé, 52. “A análise histórica e a preservação do conhecimento e do patrimônio cultural é importante para o exercício da cidadania. É preciso que a comunidade perceba o valor e o significado das experiências e vivências compartilhadas. Cada indivíduo participa, mesmo que de forma indireta, do processo cultural e político da coletividade”.
Guardiões de memórias Neste sentido, os agentes culturais atuam como verdadeiros guardiões das memórias e “griôs” da região. Nas comunidades africanas, recebem o nome de “griô” os mestres populares, caminhantes, poetas e contadores de histórias responsáveis por preservar e transmitir a tradição do povo a que pertencem.

Continua depois da publicidade
Publicidade:

Em São Sebastião, o poeta e comunicador social Edvair Ribeiro dos Santos, 55, é um dos que representa essa figura e foi quem inspirou o projeto cultural “Memórias Oleiras”. “A nossa cidade foi construída a muitas mãos. Construir e preservar a memória histórica da nossa cidade e as recordações de personagens na maioria anônimos e que se diluíram com o adensamento da cidade é o nosso propósito”, reforça Edvair.
Esse projeto tem o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal. É possível acompanhar o processo de produção pelo Facebook, na página “Memórias Oleiras” (www.facebook.com/Memoriasoleiras) e o endereço do site é www.memoriasoleiras.com.br

 

Continua depois da publicidade
Publicidade:

 

História da R.A

São Sebastião só passou a ser reconhecida como região administrativa no dia 25 de junho de 1993. O nome da cidade é uma homenagem a um dos primeiros comerciantes locais, conhecido como Tião Areia. Neste ano, a R.A vai completar 25 anos e já abriga mais de 100 mil habitantes, de acordo com a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). Mais da metade, 53,84%, são imigrantes vindos principalmente da Bahia, do Maranhão e de Minas Gerais.

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado