Maio: lei assinada, luta decretada.

Por Profª Pollyanna Silva

Em maio, no dia 13 do ano de 1888, foi assinada a lei que aboliu a escravidão no Brasil. A data no entanto, não é comemorada pelo movimento negro. Segundo historiadores, os senhores se eximiram da responsabilidade de manutenção e segurança dos libertos. Nem o estado, a igreja ou qualquer outra instituição assumiu encargos especiais para preparar os ex-escravos  para o novo regime de organização de vida e do trabalho, jogando assim, muitos a marginalidade.

Alexandre Braga (Unegro) explica “o 13 de maio entrou para o calendário da história do país, então não tem como negar o fato, é algo a ser reelaborado, porque houve uma abolição formal, mas os negros continuam excluídos do processo social.”

Desde o início dos anos 80 a data é considerada como um dia nacional de luta contra o racismo.

Jovens negros de periferia ainda veem distância entre as oportunidades de estudo, trabalho e representação positiva da população.

Exemplo dessa luta constante Suellington Ramonne, campeão Panamericano de Artes Marciais e professor de Educação Física da rede pública no primeiro segmento, com seu cabelo e atitude deu voz as crianças que passaram a ter uma referência mais próxima a elas. “Alguns alunos fazem cachinhos no cabelo e vem mostrar que está igual ao meu.” conta o professor.

Formado em Engenharia de análise e desenvolvimento de sistemas, o autônomo Ramirez Jeronimo, afirma as dificuldades pessoais enfrentadas ao longo da vida. Salienta a importância das políticas afirmativas, como programa de cotas e bolsas de estudo e do quão difícil é a aceitação da imagem preta pela sociedade. “Não é estilo, é personalidade. Meu cabelo trançado, roupas, gosto musical e tantas coisas são muitas vezes consideradas exóticas, que nada mais é que uma forma velada de expressar preconceito. Até mesmo a religião é tabu.”

Então tomemos o dia 13 de maio como um dia de luta pela igualdade de tratamento, respeito e oportunidades.


Profª. Pollyanna Silva
Mestre em Educação Física da Universidade Católica de Brasília
Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado