Limpeza de bocas de lobo já retirou 69 toneladas de lixo das ruas

Operação iniciada no dia 17 tem como objetivo desobstruir os bueiros para, assim, evitar alagamentos no período de chuvas

Foram retiradas 69 toneladas de lixo das ruas pela Operação Bocas de Lobo, e não 52 toneladas, conforme informado anteriormente. Também foi atualizada a quantidade de bueiros desobstruídos: foram 1.232, e não 925. Na W3 Norte e início da W3 Sul, 524 bocas de lobo foram limpas e 30 toneladas de lixo, retiradas. Em Taguatinga, foram 39 toneladas de detritos em 708 bueiros.

Em uma semana de Operação Bocas de Lobo, na W3 Norte e em Taguatinga, a Secretaria das Cidades recolheu 69 toneladas de lixo das ruas. A ação que prepara o DF para o período das chuvas faz parte do programa Cidades Limpas e se iniciou em 17 de outubro.

No fim de 2016, a Secretaria das Cidades fez ações preventivas para o período chuvoso no Eixão, Eixo W, W2, W3, Eixo L, L2 e Setor de Clubes Sul
No fim de 2016, a Secretaria das Cidades também fez ações preventivas para o período chuvoso no Eixão, Eixo W, W2, W3, Eixo L, L2 e Setor de Clubes Sul. Foto: Andre Borges/Agência Brasília 28.11.2016
O objetivo é prevenir alagamentos. Desde o começo das ações, foram desobstruídos 1.232 bueiros.

O trabalho é fruto de uma mobilização da pasta com outros órgãos do governo de Brasília. Cerca de 52 trabalhadores se revezam para fazer a limpeza nas vias públicas.

Nesta primeira etapa, o mutirão ocorre na W3 Norte e em Taguatinga. Os pontos foram identificados pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, como críticos e vulneráveis a entupimentos.

Desde 17 de outubro, as equipes limparam 524 bocas de lobo ao longo da W3 Norte e início da W3 Sul, de onde foram retiradas 30 toneladas de Lixo. Em Taguatinga, foram recolhidas 39 toneladas de detritos em 708 bueiros.

Divididos em duas equipes, os trabalhadores retiram o lixo acumulado e identificam outros pontos obstruídos para que também sejam desentupidos. A ação também faz a troca de tampas e grades que estão danificadas.

O trabalho da Secretaria das Cidades é feito de forma articulada com outros órgãos e com base em informações também da Defesa Civil. Além das ações da secretaria, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) tem feito cotidianamente limpeza de bocas de lobo do DF. Recentemente, o órgão atuou em todas as tesourinhas das asas Sul e Norte.

No fim de 2016, a Secretaria das Cidades fez ações preventivas para o período chuvoso no Eixão, Eixo W, W2, W3, Eixo L, L2 e Setor de Clubes Sul. Em Taguatinga, com ação atual, a expectativa é de que 75% das bocas de lobo sejam desobstruídas.

Cidades Limpas
O Cidades Limpas é uma força-tarefa articulada pela Secretaria das Cidades em parceria com diversos órgãos do governo de Brasília.

Desde novembro de 2016, foram 24 edições. As ações têm como objetivo promover uma imediata melhoria no ambiente urbano. Atualmente, a ação está no Park Way, Núcleo Bandeirante e Candangolândia.

Serviços como desobstrução de bocas de lobo, poda de árvores e retirada de entulho ocorrem diariamente dentro do Cidades Limpas. Ao todo 14.676 árvores foram podadas e 2.146 bocas de lobo desobstruídas.

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado