Instituto Tocar: a terapia do toque ao alcance de todos

A Terapia do Toque com Amor na interação com crianças e adolescentes é essencial, especialmente para aqueles que passaram por situações delicadas e estão afastados de seus lares. O Instituto Tocar, em parceria com a Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa social da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF), encerrou no final de junho, um ciclo de oficinas direcionadas aos profissionais que atuam em quatro entidades do DF, onde vivem meninos e meninas sob medida de acolhimento institucional.

Pesquisas realizadas por psiquiatras e neurocientistas comprovam que o ato de tocar é basicamente uma necessidade biológica, que influencia no comportamento e na inteligência. A Terapia do Toque é fundamental para o desenvolvimento do ser humano, principalmente na infância quando a autoestima da criança e a capacidade de interação social são estabelecidas. E por toda a vida, o toque é importante nos relacionamentos e para a saúde física e emocional dos seres humanos, aumentando inclusive a imunidade às doenças e o desempenho em todas as suas atividades.

O Instituto Tocar é uma ONG, fundada há 18 anos, pela terapeuta Regina Almeida, composta por uma equipe de terapeutas e colaboradores, atualmente, presidida pela terapeuta integrativa Rita Felicetti de Oliveira, que trabalha em especial na conscientização da importância da afetividade e do carinho, do desenvolvimento emocional e da convivência familiar. Desde 2001 atua na implementação e na difusão de terapias do toque, tais como a técnica de massagem Shantala, Shiatsu, Reflexologia, Massagem Ayurvédica, terapias em grupo e outros métodos integrativos de assistência à saúde nas comunidades em situação de risco social. O foco do Tocar são as crianças que estão sob medida protetiva de acolhimento nos abrigos do Distrito Federal.

O projeto Tocar Essencial, da ONG, trabalhou terapias do toque, com ênfase na comunicação afetiva e vivência do cuidado integral visando fortalecer a relação com os acolhidos. A iniciativa recebe apoio do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio do Termo de Colaboração nº 31/2018, da Subsecretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF.

Durante o período de setembro de 2018 a junho de 2019, as entidades Nosso Lar, Casa Batuíra, Lar de São José e Casa de Ismael receberam 128 oficinas, promovidas pelo Tocar Essencial, que capacitou 128 cuidadores, assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais dessas instituições, e realizou 2.686 atendimentos a bebês, crianças e adolescentes em 150 encontros realizados nestas entidades.

O objetivo da capacitação é propiciar a excelência no aprimoramento profissional por meio de oficinas teóricas e práticas de conhecimentos psicológicos, técnicas terapêuticas e de práticas integrativas em saúde, utilizando-se de recursos vivenciais de cuidados e autocuidados. Além disso, os encontros promovem um espaço de interação afetiva apoiada em técnicas de cuidado integral, como suporte para instrumentalizar os participantes nas intervenções cotidianas e na qualidade dos serviços prestados à criança e ao adolescente institucionalizado.

As oficinas trabalharam as seguintes temáticas: interação social e o desenvolvimento humano; terapia do toque no cuidado integral e como prática preventiva; o desenvolvimento humano nas suas diversas etapas; percepções em torno das vivências de institucionalização; experimentos da psicologia sobre o poder do toque na vinculação afetiva; estresse tóxico; percepção do cuidador – seu trabalho e o institucionalizado; processos da adolescência; técnicas de automassagem e shiatsu expresso; relaxamento progressivo; luto dos acolhidos; autoestima; Técnica de Liberação Emocional-EFT; tempo de qualidade; comunicação afetiva, e várias outras.

Capacitar e cuidar de quem cuida

O supervisor Gelson Leite e as apoiadoras Eliana Silva e Iara Lima destacaram que o Projeto Tocar é um importante braço operacional da Rede Solidária Anjos do Amanhã quando se trata de cuidar de quem cuida e do desenvolvimento de habilidades afetivas. Ele acrescenta: “Não podemos ignorar os fatores de estresse presentes no dia a dia das equipes técnicas e dos cuidadores sociais e o quanto isso afeta a qualidade de vida dos profissionais e, consequentemente, a prestação de serviço. Quando destinamos ações às equipes das instituições, isso se reverte em benefício indireto ao nosso público-alvo prioritário: crianças e adolescentes”.

“Foi transformador, tanto para os técnicos quanto para os cuidadores e as crianças. Teve criança que chegou aqui e não gostava de ser tocada, mas logo depois corria atrás para participar das atividades e vivências”, afirmou Paulo César, administrador do Nosso Lar. Enquanto o auxiliar de serviços gerais da mesma entidade, Bernardo José, um dos cuidadores sociais que passou pelas oficinas, afirmou emocionado que “O projeto foi muito importante pra mim, porque fez melhorar minha vida em tudo, até em termos de saúde”.

A sede do Instituto Tocar localiza-se nas Aldeias SOS, na 914 norte, entrada ao lado do Colégio Arvense e tem vários cursos e treinamentos formando voluntários com a missão de promover, planejar e executar ações e projetos voltados à cultura da paz, ao desenvolvimento sustentável, a promoção da família, a defesa de direitos humanos, em especial, crianças e adolescentes e mulheres, às práticas integrativas de saúde, educação, arte e cultura, através da disseminação de conhecimentos, prestação de serviços técnicos e consultoria em qualidade de vida. Quem quiser colaborar na manutenção destes projetos com recursos ou fazendo os cursos para atuar nestas diversas áreas é só enviar mensagem para o WhatsApp; +55 61 981721901 ou pelo E-mail: institutotocar@gmail.com.

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado