INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE: COMEÇA A COLETA SELETIVA EM SÃO SEBASTIÃO

Começa nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, o projeto de reciclagem social em São Sebastião, que combina ação ambiental e ação social, resultando em aumento real de renda para catadores da cidade e suas famílias. Todos os dias, estima-se que a cidade de São Sebastião joga fora 40 toneladas de material reciclável misturados ao lixo comum, ou em lixões irregulares. Plásticos, vidros, papéis, metais, embalagens longa vida, todo esse material suja o meio ambiente e deixa de ser renda para famílias de catadores. Mas essa realidade está próxima de mudar, com o início da Coleta Seletiva Inclusiva​.

A partir de 21 de fevereiro, todo material reciclado poderá ser separado pela comunidade, acondicionado em sacos de cor azul e depositados em dias específicos. O material será coletado por catadores da cidade e transformado em renda para famílias carentes. A Coleta Seletiva Inclusiva é um processo de recolhimento dos materiais recicláveis, realizado diretamente por catadores que tenham como renda exclusiva, o produto obtido com o processamento e a venda do reciclado. É também uma alternativa ecologicamente correta de reutilização de resíduos sólidos, produzidos pela comunidade.

O projeto é realizado através da promoção de campanhas de mobilização e sensibilização da comunidade, para a separação correta do material reciclado a partir do ambiente doméstico ou comercial.

A iniciativa está prevista na política nacional de resíduos sólidos instituída pela lei 12.305/2010 e faz parte do projeto Reciclagem e Cidadania, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Apesar de prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, poucas cidades do DF estavam priorizando a contratação de organizações de catadores para a coleta e triagem dos materiais recicláveis. A expectativa dos catadores é reciclar 80 toneladas por mês só com a quantidade a mais de material recebido.

O administrador regional de São Sebastião, Alexley Gonçalves, acredita na mudança cultural da cidade, que tem tudo para se tornar uma referência em coleta seletiva inclusiva. “O sucesso da coleta seletiva depende da população. Se não abraçarem esta causa, não vai adiantar o esforço da minoria. É preciso que cada família se eduque para separar o lixo com a mentalidade que aquilo que será descartado terá grande valor para famílias de baixa renda, ajudará a proteger o meio ambiente e propiciará sustentabilidade à São Sebastião. Eu acredito na mudança e na conscientização da população. Conforme as famílias forem entendendo como funciona, vão nos ajudar a incentivar os demais moradores a colaborarem”, destacou.

Residências serão visitadas por catadores uniformizados

A partir da terça (20/02), todas as casas e empresas que participarão da coleta seletiva inclusiva, receberão mobilizadores da Cooperativa de Trabalho Ecolimpo, catadores treinados pelo SLU para explicar como separar corretamente o material reciclável do lixo orgânico e comum.

Como funcionará a coleta seletiva São Sebastião

A coleta seletiva ocorrerá no mínimo duas vezes por semana em residências e comércios, em dias e turnos contrários ao serviço de coleta convencional. Os moradores das regiões atendidas serão convidados a separar o material reciclado em sacos de cor azul e depositar nas lixeiras de rua somente nos dias de coleta do material reciclado. O lixo comum (rejeito) e o lixo orgânico, deverão ser separados em sacos pretos ou sacolinhas de supermercado e deixados nas lixeiras nos dias da coleta regular do SLU.

Os veículos que farão a coleta circularão apenas nos circuitos e horários específicos, todos identificados e com seus coletores uniformizados.

Para mais informações sobre a Coleta Seletiva Inclusiva em São Sebastião, entre em contato:

Cooperativa de Trabalho Ecolimpo

Telefone: 98573.0401

Endereço: Ade Pro-Df Conjunto 01 Lote, 09, Bom Sucesso, São Sebastião/DF

E-mail: contato@ecolimpo.eco.br

Site: www.ecolimpo.eco.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SÃO SEBASTIÃO. Com informações da Ecolimpo.

deivis
Author: deivis

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado