Inaugura Canal de água do Ribeirão Santo Antônio da Papuda

Foi concluída na Associação Padre Júlio Negrizzolo, a obra de revitalização de um canal, que existia há 33 anos na cidade, para o melhor aproveitamento da água na região. O canal estava a céu aberto e com vários problemas de infiltração, assoreamento e contaminação. Foram 2600 metros de canalização. A água, não será desperdiçada, porque ela retornará para o Córrego do Ribeirão da Papuda

O canal foi feito por Élio Moulin que faleceu uma semana antes da conclusão da obra, operários e chacareiros consideram a inauguração da obra como uma homenagem a ele. Mário Moulin, filho e Presidente da Associação dos Usuários das Águas do Canal e do Córrego Santo Antônio da Papuda, agradeceu e disse: “o projeto foi feito com muitas mãos e muito pensamento positivo. Meu pai faleceu esta semana e creio que ele esteja olhando por nós. Essa é a minha homenagem para ele”.

A historia é que os chacareiros não recebiam mais água e por isso, em maio de 2015, a Associação dos Usuários das Águas do Canal e do Córrego Santo Antônio da Papuda, foi criada, por Mário Moulin, com 22 associados.

O primeiro passo para viabilizar a reconstrução do canal foi a compra dos canos. Em janeiro de 2016, por meio do recurso de uma emenda parlamentar, o deputado Lira destinou uma verba de 300 mil para a compra dos canos.

Luiz Márcio Takayoshi Ueno, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater – DF), entrou com o pedido de outorga de água junto à Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

A falta da revitalização do canal inviabilizava a questão de água para a região e isso poderia causar o parcelamento irregular da terra, porque o agricultor não poderia mais produzir no terreno e ele teria de destinar a terra para outro fim.

Vale ressaltar que independentemente do tamanho da área, cada produtor rural receberá a mesma quantidade de água, porque um cano de 50 ml de água alimentará as chácaras, durante o dia e durante à noite, e isso dará um total de 170 mil litros de água por dia. Será uma divisão justa e atenderá a todos.

Grande parte dos produtores rurais trabalha com hortifrúti, granjeiro e pequenas criações de peixes, mas alguns produtores aproveitarão a renovação do canal para a produção de feno. O trabalho principal será de aspersão, ou seja, o ato ou efeito de borrifar ou respingar água.

 

As vantagens da revitalização do canal são: Favorecer os usuários com a oferta de água;  O produtor terá mais segurança na hora de plantar, porque com o canal não haverá a falta de água; Redução de pelo menos 50% a 60% das perdas de água que ocorrem por infiltração;  O canal tubulado evita a contaminação química e biológica; Com a tubulação é possível que sobre água para retornar ao córrego e abastecer outros usuários.

 

Os envolvidos na revitalização do canal são: o deputado Lira, que viabilizou a verba, a Administração Regional de São Sebastião, que se envolveu na parte da organização de todo o projeto, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater – DF) que fez o projeto de outorga de água junto à Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), a Secretaria de Agricultura, que executou o trabalho, e a Associação dos Usuários das Águas do Canal e do Córrego Santo Antônio da Papuda, que centralizou tudo para poder colocar o projeto de reestruturação do canal em prática.

Estiveram presentes na inauguração  dep. Distrital Lira, Rodrigo Pradera (Administrador de São Sebastião), Mário Moulin, (Presidente da Associação dos Usuários das Águas do Canal e do Córrego Santo Antônio da Papuda), José Guilherme (Secretário de Agricultura), Lúcio Pereira (Presidente da Associação dos Produtores Rurais), Hercílio Matos (Subsecretário de Desenvolvimento Rural), Ivan Marques (Gerente do Escritório da Emater em São Sebastião), Israel Torres (Diretor da Adasa).

 

IMPRESSO: http://www.youblisher.com/p/1820981-JORNAL-DAQUI-DF-Edicao-de-Abril-de-2017/

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado