Horta Comunitária Girassol ganha incentivo do GDF

Uma horta orgânica comunitária gera renda e sustento para cinco famílias de produtores em São Sebastião. Em uma área pública de cinco mil metros quadrados, a terra vermelha deu lugar, há 15 anos, a hortaliças e árvores frutíferas, tornando-se o que é considerada hoje a maior horta urbana do Distrito Federal – o Instituto Horta Girassol.
A área utilizada pelo Instituto foi cedida pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e o termo de concessão de uso está em andamento. Recentemente, eles conseguiram mais cinco mil metros quadrados de área pública para aumentar o empreendimento.
Nesta semana, eles receberam mais uma ajuda. Agricultores da região, com o apoio logístico do GDF, doaram três caminhões de poda triturada, que são utilizadas como adubo na plantação.
Mais do que uma prática saudável, o composto é uma forma de economizar. “Além de economizarmos no adubo, também reduzimos o custo de água, porque esse composto retém a umidade e protege o solo. Quando tiramos o plantio, a poda virou adubo e a terra ficou cheia de matéria orgânica”, explica Hosana Alves de Nascimento, coordenadora do projeto.
Ela conta que tudo começou em agosto de 2005, quando aconteceu um surto de hantavirose na região, que causou a morte de dez pessoas. “Quando ficamos sabendo que a doença era causada pelos ratos ficamos preocupados porque aqui havia um lixão. Daí a comunidade se mobilizou e pedimos a ajuda da administração regional, que limpou o local”, lembra.
A partir de então, para evitar que o lixo voltasse a se acumular no local, a horta foi criada. Inicialmente, foram apenas dois canteiros. A ajuda veio de todos os lados. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) começou a dar assistência, e orientou a comunidade a cercar o terreno. Os recursos para a cerca vieram por meio de emenda parlamentar.
Fonte: Agência Brasília

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado