História de São Sebastião será contada em livro

Fotografias, arquivos públicos e relatos de pioneiros, resgatados pelo projeto cultural Memórias Oleiras, vão compor museu virtual e um livro

Desde julho, agentes culturais resgatam fotografias, arquivos públicos e gravam, em vídeos, depoimentos de pioneiros de São Sebastião para resgatar e preservar a história da cidade.
A iniciativa faz parte do projeto cultural “Memórias Oleiras”, financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC). O resultado vai compor um museu virtual e também um livro, que deve ser lançado em junho de 2017.
Em entrevista ao Jornal Daqui DF, um dos idealizadores do projeto, o produtor cinematográfico Nilmar Paulo, 31, contou sobre a relevância do trabalho desenvolvido para fortalecer a identidade cultural da cidade. Confira.
JN Daqui DF: Como está o andamento do projeto “Memórias Oleiras”?
Nilmar Paulo: Iniciamos em julho um trabalho de pesquisa, identificação e digitalização de documento e fotografias. Também saímos em campo, visitando e gravando os depoimentos de antigos moradores. Já temos o site no ponto de sair do forno e que funcionará como uma espécie de museu virtual com vários vídeos já postados, fotos de acervo de pioneiros e de órgãos colaboradores, como é o caso da Administração Regional de Sebastião. Enquanto o site não sai é possível conferir o progresso do projeto na página do projeto no facebook: facebook.com/Memoriasoleiras
JN Daqui DF: Qual o próximo passo?
Nilmar Paulo: Já começamos a elaborar um livro que vai ajudar muito as pessoas a entenderem mais a fundo sobre a cidade de São Sebastião. Esse material será muito elucidativo e vai incrementar a história por trás dos arquivos e dos vídeos gravados com pioneiros. A previsão de lançamento é junho.
JN Daqui DF: Por qual motivo é tão importante um material como esse?
Nilmar Paulo:
Ouvi depoimentos de pessoas que viram alguma coisa do projeto e me disseram ter agora outra visão de São Sebastião. Quando a gente conhece uma cidade sem saber os detalhes da história é como se fosse só mais uma cidade. Mas a partir do momento em que sabemos os detalhes da origem, os primórdios, isso encanta os visitantes e a população local. É esse o efeito de um projeto como esse.
Hoje temos uma nova geração que tem pouquíssimo conhecimento da cidade porque não têm pessoas para preservar e transmitir as histórias. Os que mais podem contar essa história são os mais velhos e eles estão indo, nos deixando. Logo, não teremos mais esses pioneiros que podem nos compartilhar essas histórias. Por isso, o projeto quer resgatar e preservar as memórias através de vídeos, textos e fotos. Esse material pode servir inclusive para pesquisa de estudos para essa nova geração.
JN Daqui DF: O que mais lhe surpreendeu ao longo desse trabalho?

Nilmar Paulo: O depoimentos, as histórias, saber a origem de cada coisa que vemos hoje na cidade a até então era algo muito comum. Depois dessa descoberta, passamos a ver as coisas com outro olhar e dar a elas muito mais importância. Me surpreende também o fato de que os pioneiros vão sendo esquecidos, engolidos pela população que veio desfrutar da cidade que eles criaram, mas nem sequer sabem quem são. Espero que o projeto mude isso e incentive a valorização das pessoas que ajudaram a construir São Sebastião.

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado