Governo Federal lança o projeto Brasil Acolhedor

O projeto Brasil Acolhedor foi lançado nesta segunda-feira (13), no Palácio do Planalto. A iniciativa é fruto da união do Governo Federal e da sociedade civil para promover ações de apoio à população mais vulnerável, diante do enfrentamento ao coronavírus, fortalecendo instituições sem fins lucrativos que atuem com trabalho voluntário. Participaram da cerimônia a a primeira-dama Michelle Bolsonaro; a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves;  o ministro da Cidadania, Onyx Lorezoni; e o ministro da Casa Civil, Braga Netto.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou que o projeto Brasil Acolhedor tem o objetivo de renovar a esperança e a fé no coração de cada um dos brasileiros nesse momento de crise. “Por meio da união e da solidariedade vamos apoiar os mais necessitados. Com o lançamento desse projeto do Governo Federal com a união com a sociedade civil, nós reafirmamos nosso compromisso de não deixar ninguém para trás. Vamos vencer esse desafio juntos e para isso precisamos permanecer no caminho do acolhimento, do voluntariado e do amor”, concluiu.

O ministro Onyx Lorezoni destacou que essa é mais uma ação da grande rede de proteção montada pelo presidente Bolsonaro que tem trabalhado para reduzir o impacto do coronavírus no Brasil. “O Governo busca, em todas as frentes, o equilíbrio entre a saúde, a prevenção, a proteção à vida mas também com olhar muito especial para que o drama do desemprego, da fome e da miséria não assole o nosso Brasil”, disse.

A ministra Damares ressaltou o espírito acolhedor do povo brasileiro. “Se tem um povo no mundo que é solidário e acolhe é o povo brasileiro. Somos uma nação formada com todas as cores, raças e línguas e nesse momento de crise temos visto o acolhimento. Tem sido um momento para a gente fazer reflexões e revermos alguns valores. O Brasil Acolhedor, nesse momento, vem para reunir o que já estar acontecendo no Brasil para juntar esse povo que já estar fazendo muita coisa, o projeto vem apenas para consolidar e ajudar a articular tudo que está sendo feito”, esclareceu a ministra.

O Programa Pátria Voluntária, em parceria com o Ministério da Cidadania, com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e com a Secretaria de Governo, estará à frente dessa iniciativa na esfera do poder público. Já a plataforma Transforma Brasil, enquanto sociedade civil, atuará nas iniciativas de voluntariado. Esse trabalho conjunto une forças para mitigação dos impactos da doença e para melhoria das condições sanitárias das populações mais necessitadas.

Para alcançar os resultados desejados, o projeto iniciará com duas frentes: uma com foco em doações de bens, como cestas básicas e itens de higiene pessoal, e outra na seleção de organizações da sociedade civil e pessoas físicas, para atuarem na execução das iniciativas, direto com os beneficiários. As contribuições ao projeto e o cadastramento de organizações podem ser feitas por qualquer pessoa ou instituição na página transformabrasil.com.br e na plataforma patriavoluntaria.org.

Os principais grupos atendidos serão pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs); pessoas com deficiência atendidas por organizações da sociedade civil além da população em situação de rua. O atendimento acontecerá em todos os estados brasileiros, em localidades com alto índice de pobreza.

Os Programas

O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado foi instituído pelo Decreto nº 9906, de 9 de julho de 2019, com a finalidade de promover o voluntariado de forma articulada entre Governo, organizações da sociedade civil e o setor privado e incentivar o engajamento social e a participação cidadã em ações transformadoras da sociedade.

O Programa Pátria Voluntária, que é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, tem por objetivo fomentar a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo, além de estimular o crescimento do terceiro setor, contribuindo para a transformação do Brasil em um país mais justo e mais solidário. A Transforma Brasil, organização da sociedade civil, é um movimento nacional de voluntariado e engajamento cívico, que tem como missão unir iniciativas sociais a pessoas que querem ajudar, contando com mais de 500 mil voluntários cadastrados.

 

https://www.gov.br/planalto

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado