Governo do Distrito Federal doa cadeiras de rodas a pacientes necessitados

Secretaria de Saúde do DF fez a maior aquisição em um semestre desde 2014 e já entregou 1.351 unidades neste ano.

Na tarde dessa segunda (19), o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, realizou a entrega simbólica de cinco cadeiras de rodas infantis no Hospital da Criança José Alencar (HCB), a solenidade contou com a presença da primeira- dama Mayara Noronha, da primeira-dama da Presidência República, Michelle Bolsonaro, do secretário de Saúde, Osnei Okumoto, do secretário Executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, do Superintendente Executivo do Hospital da Criança, Renilson Rehem e do Ministro da Cidadania, Osmar Terra.


Foram adquiridas 1.957 cadeiras de rodas com repasse do Ministério da Saúde. Essa iniciativa visa proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que possuem restrições de mobilidade. As cadeiras são vários modelos e atendem diversas finalidades que serão entregues sem custos algum.

Essa foi a maior aquisição em um único semestre desde o ano de 2014. O Ministério da Saúde já doou 1.351 unidades em 2019 e até o final do mês tem a previsão de entregar outras 312 unidades.


Por meio dessa iniciativa, o Governo do Distrito Federal pretende beneficiar os pacientes que atualmente são atendidos em domicílio, cadastrados e avaliados pelo Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órtese e Próteses da Secretaria de Saúde. A mãe de Kauãn, a senhora Conceição Barbosa, 29 anos, teve seu filho diagnosticado com paralisia cerebral ao nascer, “fizemos orçamento e o equipamento que ele se adaptaria custa em torno de R$ 5 mil. Não tinha como comprar, então, ele sempre ficou na cadeira do carro ou sentado no sofá. Agora ele terá mobilidade. Com certeza isso mudará a vida dele e a nossa também”.

O Governador em seu discurso destacou que, “temos que agradecer a oportunidade que Deus nos dá de poder trabalhar por todas as crianças e seus familiares na luta da inclusão das pessoas com deficiência. É na busca daqueles que mais precisam que estamos unindo esforços”.

Já para a primeira-dama Mayara Noronha, “essa solenidade vai muito além do que a simbologia da entrega de cadeiras de rodas. Ela demonstra a necessidade de unir forças entre o Governo local, Governo Federal e toda a sociedade”.

Para Michelle Bolsonaro, primeira-dama da Presidência da República, destacou que essa ação irá representar “Autonomia e qualidade de vida proporcionadas com a entrega dos materiais. É um grande privilégio poder testemunhar um passo do Governo no sentido de garantir o direito das pessoas com deficiência”.

O representante do Ministério da Saúde, João Gabbardo, admite a dificuldade em atender toda a demanda relativa aos pacientes com dificuldade de locomoção, “estamos aqui fornecendo duas mil cadeiras, mas temos no país uma demanda reprimida entre pacientes novos e substituições necessárias em torno de 200 mil pessoas. O SUS não é capaz de atender todos os pedidos, mas nem por isso deixa de agir. Vamos fazer um esforço para atender ao máximo as necessidades”.

São atitudes como essas que realmente podem fazer a diferença na vida de quem mais precisa, é colocar em prática o princípio constitucional da igualdade artigo 5o, caput, “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes”.

 

Matéria: Kalyne Pires

Fotos: Django Araújo

Com Informações: Agência Brasília

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado