FIBROMIALGIA (FM)

Por Dra Cecilia Peixoto

Psicóloga Cecilia Peixoto

No dia 12 de maio é o dia mundial de conscientização e enfrentamento à Fibromialgia e este texto servira para nos atentar essa doença que “atinge cerca de 5% da população mundial, sendo predominante 80% dos casos atingindo mulheres jovens e de meia idade (30 a 60 anos), em uma incidência de dez mulheres para cada homem. Estes são os dados que temos, mas pode acometer pessoas de qualquer idade ou gênero”.
Mas o que é FIBROMIALGIA? De acordo com o site da Sociedade Brasileira de Reumatologia “A Fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura.” A fibromialgia é uma síndrome que começa no cérebro e provoca dor crônica por todo o corpo. Muitas vezes confundida com reumatismo.
Conforme a OMS – a (FM) possui as seguintes características: É permanente, produz incapacidade residuais, é causada por alterações patológicas pouco conhecidas, mas irreversíveis, exige uma capacitação do doente para a reabilitação, pode exigir longos períodos de supervisão, observação e cuidados. Veja quais são as causas da fibromialgia, os sintomas e como tratar o problema.
Causas: Por fatores multifatorial, por predisposição genéticas, ou por influencias ambientais, como traumas físicos ou mesmo perdas, fatores psicológicos e sociais.
Sintomas: distúrbios de sono;( a pessoa acorda cansada), insônia, muitas dores pelo corpo inteiro, sensação de inchaço, fadiga(cansaço), dor de cabeça, dormência e formigamento, síndrome do cólon irritável, e outros sintomas como alterações de memória, atenção e concentração, ansiedade, depressão. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas. Ela pode ser uma dor difusa, pode doer mais em uma parte do que em outra e geralmente dores persistentes. Todos estes sintomas devem estar presentes há mais de 3 meses.
Diagnostico: é 100% Clinico, pois não existe exames para comprovar que ela está presente. Se o médico fizer uma boa entrevista clínica, pode fazer o diagnóstico de fibromialgia na primeira consulta e descartar outros problemas.
Tratamento: Deve ser sempre que possível multidisciplinar, com cada profissional contribuindo com sua área de conhecimento e intervenção. Inclusive a Psicologia junto ao tratamento da síndrome ao portador e sua família, no esclarecimento da doença, e suas complicações, através das técnicas psicoterápicas.
Vale salientar que existe uma associação desde 2007. ABRAFIBRO – Associação Brasileira dos Fibromiálgicos fundada por pacientes e profissionais voluntários que, trazem informações e orientações de credibilidade a quem queira conhecer melhor com objetivo de desmitificar, diminuindo assim os preconceitos, dando lugar a ações mais assertivas.
Consulte o SITE: www.abrafibro.com

 

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado