Escola do Riacho Fundo recebe projeto contra o machismo que une música e redação

Banda de rock brasiliense lança segunda edição do “Minha Música” em instituições de ensino do DF e Entorno; Além de assistirem a uma apresentação gratuita, alunos participam de concurso de redação

O Centro de Ensino Médio 1 (CEM 1), no Riacho Fundo, será a segunda unidade de ensino do Distrito Federal a receber o projeto “Minha Musica”, da banda de rock brasiliense Ledbed. A primeira foi o CEF 20 de Ceilândia, que contou com apresentação em março. A iniciativa do grupo, que une música e redação, chega à segunda edição, em 2018, para discutir o tema “O Machismo Precisa Acabar”.

Continua depois da publicidade
Publicidade:

 

A programação no CEM 1 acontece em 10 de maio, em duas sessões, pela manhã, às 10h, e à tarde, às 14h. Ao todo, 900 estudantes, de 14 a 17 anos (do 1º a 3º ano) vão assistir ao show gratuito do grupo, e, em seguida, participar de um concurso de redação. Os melhores colocados vão disputar o prêmio de primeiro lugar: uma música gravada com direito a videoclipe.

Tanto escolas públicas de ensino do DF como do Entorno poderão participar do concurso. A ação é voltada a meninos e meninas dos ensinos fundamental e médio e foi lançada pela primeira vez em 2015, quando abordou o problema das drogas.

Continua depois da publicidade
Publicidade:

Com o mesmo formato da primeira ação, o objetivo dos músicos é democratizar a cultura e, ao mesmo, despertar o olhar da juventude para temas importantes. Durante as apresentações, a Ledbed faz uma homenagem à Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 14 de março.

O resultado do concurso da melhor redação está previsto para acontecer no fim deste ano, após a Ledbed percorrer todas as escolas interessadas em participar do projeto. Saiba mais aqui: https://goo.gl/5Svvd4.

 

Continua depois da publicidade
Publicidade:

 

Sobre a LedBed

Com foco no rock autoral e inspirada em grandes bandas da cena roqueira da capital da República – principalmente das décadas de 1980 e 1990 -, a LedBed, formou-se em 2014. PH (voz e violão), Caio Zorzzi (voz e guitarra), Chicão (bateria) e JesseJames (baixo) se uniram em prol da paixão pela música.

Mas foi em 1996 que os primeiros timbres da LedBed começaram a se delinear, em uma das entrequadras da capital federal. Naquela época, PH e Caio eram apenas vizinhos apaixonados por rock. Influenciados pelo som de Legião Urbana e Capital Inicial, como referências nacionais, além de Nirvana e Pearl Jam, como ídolos internacionais, os amigos decidiram que queriam seguir o mesmo caminho.

Os ensaios começaram como brincadeira, uma forma de treinamento para o futuro. Caio chegou a se mudar para Florianópolis, mas nunca abandonou o sonho de viver de rock. Em 2012, a ideia amadureceu e Caio resolveu voltar para Brasília, a convite de PH. A ideia da dupla era a de, finalmente, fundar a LedBed.

O primeiro CD veio em 2014, com 10 faixas autorais. O “LedBed 1” contou com os músicos Chicão, na bateria, e Daniel Bode, no baixo. Nesse mesmo ano, a banda lançou um projeto musical-social chamado “Minha Música”, cujo foco foi debater o tema das drogas nas escolas.

Além de tocar em várias unidades de ensino do DF e Entorno gratuitamente, o grupo lançou um desafio entre crianças e adolescentes: o de escrever redações sobre o tema. O vencedor teve o texto musicado e gravado pela banda, com direito a videoclipe.

No ano seguinte, com a mesma formação, o grupo lançou o “LedBed II”, com outra dezena faixas autorais e, em seguida, foi convidado para se apresentar em vários estados brasileiros. Entre as regiões que percorreram estão: São Paulo, Goiás e Amapá.

Em 2017, a nova formação da LedBed, com o músico JesseJames, no baixo, – que reúne passagens pela banda da dupla “Pedro Paulo & Matheus” e o grupo “Os Marotos” –  assinou contrato com o estúdio Midas Music, do produtor Rick Bonadio, e lançou o single “Eu quero ver” em todas as plataformas digitais – atual trabalho do grupo.

A paixão por compor é tão grande que os músicos contam com um acervo de 300 composições.

Redes sociais e contato

Facebook

http://www.facebook.com/bandaledbed

Instagram

https://www.instagram.com/bandaledbed

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado