Equipe médica do Hospital do Câncer Anchieta participa de congresso internacional nos EUA

Especialistas em oncologia do Hospital do Câncer Anchieta participaram, no início de fevereiro, do Genitourinary Cancer Symposium, na Califórnia (EUA). Médicos do mundo inteiro debateram estratégias para garantir mais qualidade de vida ao paciente oncológico.

 Entre os estudos apresentados destaca-se a apresentação do Dr. Karim Fizazi (Institute Gustave Roussy, Paris). O médico mostrou que o uso de uma nova medicação auxilia na diminuição do surgimento de metástases em pacientes com doença de castração resistente.

Esse estudo testou o uso da darolutamida, uma medicação que bloqueia a ação do receptor de androgênio. O método reduziu em 59% o risco de surgimento de metástases a distância, e em 62% o risco de progressão de doença. Outro dado que chamou a atenção foi o perfil de efeitos colaterais que foi exatamente o mesmo do placebo, mostrando um bom nível de segurança da medicação.

Publicidade:

Em outro momento do simpósio, o Dr. Rodney Breau (University of Ottawa – Canada), a Drª Srah Sutka (Washington Medical Center – EUA) e Dr. Hendrik Van Poppel (University Hospitals Leuven – Belgica) ressaltaram a importância da remoção parcial do rim versus a remoção completa do rim em pacientes com tumores neste órgão.

Segundo dados apresentados, a remoção parcial do rim promove o mesmo controle tumoral em comparação com a remoção completa, mesmo em pacientes com grandes massas renais, menores taxas de complicações cirúrgicas, e um risco de 2,8% versus 7,1 % para a remoção completa do tumor em relação ao desenvolvimento de insuficiência renal com necessidade de tratamento com diálise.

 Além disso, o risco de desenvolvimento de problemas cardiovasculares é 36% menor em 1 ano, alcançando 22% de redução do risco em 5 anos quando comparado com a cirurgia tradicional com a remoção completa do rim. Os dados mostram a importância não somente da necessidade de controle tumoral, mas também de necessidade de redução do risco de efeitos colaterais que a cirurgia para tumores de rim pode trazer.

A equipe do Hospital do Câncer Anchieta busca sempre participar de eventos importantes no meio científico, no intuito de renovar conhecimentos e apresentar as melhores técnicas para os pacientes.

 

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado