Em busca de transparência, Festa-Exposição da artista Mônica Lion

Em busca de transparência é o tema da exposição de pinturas abstratas da artista Mônica Lion que acontecerá dia 5 de novembro (próximo sábado).

Mônica Lion nasceu no Rio de Janeiro, e veio para Brasília em 1965, onde radicou-se desde criança. Sua ligação com a arte vem da infância, no entanto, foi nos anos 90 que a pintura se instalou definitivamente em sua vida.

A partir de então, iniciou seus estudos de pintura e desenho com a artista Marlene Godoi Barreiros; depois com Celso de Souza, mais tarde com a professora de livre expressão Mirthes, “de onde surgiram trabalhos emocionantes, saídos de dentro, usando outros materiais além das tintas”, conforme descreve Mônica Lion. Já no final dos anos 90, Lion passou a frequentar o Ateliê Lourenço de Bem, e a partir de então passou a explorar as inúmeras possibilidades do abstrato.

Nos últimos 18 anos, a artista realizou três exposições individuais, em 2006 no Espaço Cultural Renato Russo, em 2007 no Espaço Cultural do STJ e na Câmara dos Deputados, também em 2007.

Mônica Lion também participou de 12 grandes exposições coletivas, entre elas da I e II Mostra de Artes Plásticas dos Servidores da Câmara dos Deputados, em 1997 e 1998; no Espaço Cultural da CEF, em São Paulo, no ano de 1999; de 3 coletivas dos artistas do Atelier Lourenço de Bem (2004, 2005 e 2006); e por duas vezes participou da Bienal de Arte de Brasília (2008 e 2010). Mônica Lion foi premiada duas vezes pelo Sesc Pintura em Tela (2007 e 2008).

Nesta trajetória, Lion experimentou e explorou diversas possibilidades que embasaram sua formação artística, ultrapassando os limites do figurativo. Possui seu próprio ateliê, onde declara se entregar às suas telas “trazendo, às vezes, camadas de tintas, às vezes, só um traço, às vezes, as vozes das cores, às vezes, o silêncio, o entrelaçamento de emoção e expressão, o tudo e o quase nada”.

Em busca de transparência retrata o resultado de muitas buscas e tentativas da artista. De acordo com Lion, “não sei quando nem porque iniciei essa busca por transparência. Aconteceu um cansaço do uso indiscriminado de tintas e matérias e passei a querer usar menos. Pensei que fosse somente aguar as tintas e pincelar. Mas comigo tem sido uma incessante busca por me manter no pouco, nas aguadas apenas. Sempre ultrapasso a linha que divide a impermanência da permanência! Mas gosto do mistério que a luz cria ao iluminar as telas por trás. Só a luz possibilita a transparência!” Conforme descreve a artista, ”eu tenho as minhas pinturas como referências de mim, eu me leio através delas, quando busco a transparência nas telas a estou buscando também na vida!”

Agora, Mônica Lion tem a honra de convidar você para vir fazer parte desta linda festa que celebrará sua exposição de artes plásticas abstratas no dia 5 de novembro, a partir das 19h.

Festa-Exposição: Em busca de transparência

Artista: Mônica Lion

Local: SMPW Quadra 10, Conj. 2, Lote 6, Park Way (Indo para o Gama, terceira barraca de coco à direita)

Outras atrações: Apresentação musical, DJs, etc.

Programação: 19h – Abertura da exposição –  22gh – Show de Sérgio Boré

Informações: (61) 3338-6060 / (61) 981178242

Confirmar presença: monicaclion@hotmail.com

Por: Renata Coli

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado