DF apresenta melhora o índice de volume de serviços em todas as atividades, especialmente, para o setor de transporte, no mês de junho de 2020

Distrito Federal apresentou o quinto melhor índice de volume de serviços no mês de junho de 2020 (em relação ao mês anterior com ajuste sazonal) com 6,6%, atrás do Amapá (8,8%), Amazonas (8,3%), Pará (6,8%) e Rio Grande do Sul (6,6%). O índice de receita nominal de serviços teve variação de 6,2%, terceira melhor entre os estados no mês de junho.

O setor de serviços apresentou uma variação negativa de 14,3% em junho, no Distrito Federal, na comparação com mesmo mês do ano anterior; contudo, apresentou um aumento de 9,9 pontos percentuais em relação ao mês de maio, ou seja, mostra uma leve recuperação do setor.

No acumulado do ano em junho, o volume de serviços apresentou variação negativa de 8,8%, próxima a variação no Brasil (-8,3%)A variação acumulada nos últimos doze meses em junhofoi de –5,7%, 9° lugar entre as UF’s que tiveram as piores variações. São dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados hoje (13) pelo IBGE. No Brasil, a variação acumulada em 12 meses foi de -3,3%.

Na comparação com junho do ano anterior, o volume do setor de serviços, no DF, permanece negativo para todas as atividades, com variação mais acentuada nos serviços prestados às famílias (-55,4%) e transportes ou serviços auxiliares de transporte e correio (-39,6%). Apesar das variações negativas, no mês de junho, o setor de serviços mostrou recuperação em todas as atividades de serviços levantadas (tabela com série abaixo). A maior recuperação foi para o setor de transportes, em relação a maio desse ano (18,1 pontos percentuais) e os serviços de informação e comunicação (11,2 pontos percentuais).

receita nominal de serviços apresentou uma variação mensal em junho negativa de 15,8%, um aumento de 7,2 pontos percentuais em relação a maio. O setor mais prejudicado permanece os serviços prestados às famílias (-51,8%), com melhora comparando aos meses de abril e maio. A atividade com melhor recuperação da receita nominal, em relação ao mês de maio, foi serviços de informação e comunicação (11,7 pontos percentuais). Segue tabela abaixo.

Exemplos de serviços prestados às famílias: alojamento e alimentação; atividades culturais, recreação e lazer; atividades esportivas; lavanderias, cabeleireiros, funerária, cursos de idiomas, funerárias, outros serviços pessoais, etc.

Outros serviços englobam imobiliárias, manutenção e reparação de veículos/

computadores/equipamentos, administração de cartão de crédito, corretores de seguro, atividades de apoio ao agronegócio, tratamento de resíduos, reciclagem, etc.


Já as atividades turísticas tiveram um índice do volume de serviços no mês de junho, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, com redução de 68,6% (pequena melhora em relação a maio de 4,9 pontos percentuais), e do segundo pior índice verificado em maio, passamos para o quarto em junho. Na variação acumulada em junho de 2020, as atividades turísticas mantém o pior resultado entre as 12 UF’s estudadas, com queda acumulada de 43,9%, bem como na variação acumulada em 12 meses (-23,0%). Já a receita nominal do setor teve variação de -72,7%, em junho, acumulando no ano queda de 42,9%. Segue tabela abaixo.


Link para o sidra: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6445#resultado

 

Link para notícia nacional: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28588-volume-dos-servicos-cresce-5-0-em-junho

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado