CCBB recebe a mostra “Acorde! O Cinema de Spike Lee” no Dia da Consciência Negra

A mostra “Acorde! O Cinema de Spike Lee” chega ao Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília). Com abertura no Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), a mostra segue até 09 de dezembro e reapresenta Spike Lee ao público sob a ótica do século XXI.

 

“Acorde!” é uma fala recorrente em quase todos os filmes de Spike Lee. “É um chamado para a ação, para a ruptura de um comportamento padronizado, geralmente declamado por um personagem secundário para o personagem central, frequentemente em uma visão subjetiva: o ator fala ‘Acorde!’ para a plateia do cinema. Spike Lee quer que seu cinema faça o público acordar para a realidade que o cerca.” Destaca o curador Jaiê Saavedra.

 

A programação traz 23 longas e 4 videoclipes, com uma sessão inclusiva para deficientes auditivos e visuais, um debate gratuito com o curador Jaiê Saavedra e as pesquisadoras Kênia Freitas e Aida Rodrigues Feitosa, e na apresentação do cartão fidelidade do cinema do CCBB, com cinco carimbos, o público poderá trocá-lo por um catálogo. A mostra ainda conta com uma sessão inclusiva para deficientes visuais e auditivos. O debate também vai ter tradução em Libras.

 

“O cinema de Spike Lee permanece urgente e seu discurso inclusivo é costurado por temas que abordam uma visão particular da diversidade racial urbana é mais atual do que nunca.” Enfatiza o curador, que optou por um recorte com filmes e clipes que representam diferentes momentos da carreira do cineasta. Serão exibidas obras mais recentes, pouco vistas nas salas de cinema brasileiras.

 

A cinematografia de Spike Lee:

 

Ao demonstrar para Hollywood o potencial de um cinema negro junto ao público amplo, Spike Lee saiu da condição duplamente marginalizada de cineasta independente e negro, fazendo dos black films parte da grande indústria do cinema americano. Um período de intensa criatividade veio a seguir, com os filmes “Mais e melhores blues”, “Malcolm X”, “Febre na selva” e “Verão de Sam”, colocando o diretor entre os grandes nomes do cinema mundial. Surpreendentemente, mesmo tendo alcançado a condição de um cineasta mainstream Spike Lee nunca deixou de considerar a si mesmo um cineasta negro e independente. Com “A hora do show” (2001), uma crítica feroz à forma como Hollywood e a TV dos Estados Unidos tratavam os negros, ele consolidou definitivamente a sua posição como um dos grandes realizadores do século.

 

A última década de Spike Lee contém alguns de seus melhores trabalhos como documentarista, mas apesar de sua habilidade em transitar pelo território indie e pelo mainstream, suas obras mais recentes foram surpreendentemente pouco assistidas pelo público brasileiro. Na imprensa brasileira muito se fala sobre suas rixas com Quentin Tarantino, suas críticas à desigualdade social no Brasil e seus posicionamentos políticos pontuais, como o boicote ao Oscar em nome da representatividade dos atores negros. Mas pouco se fala sobre a genialidade de seus documentários mais recentes sobre o jogador de basquete Kobe Bryant, o lutador Mike Tyson, o cantor Michael Jackson ou mesmo o desastre do Furacão Katrina em New Orleans, temas populares abordados através de uma perspectiva única, que inclui o olhar dos negros, dos latinos, dos imigrantes e dos marginalizados.

 

Spike Lee também é, antes de tudo, um cineasta com incrível domínio técnico, grande sensibilidade na direção de atores e enorme respeito à palavra. Seus primeiros filmes já se tornaram clássicos do cinema que merecem ser reassistidos e novamente discutidos. Um raro exemplo de um diretor que conservou enorme vigor e ousadia através das décadas, transcendendo o título de representante de um cinema negro e se tornando um dos grandes de nossa época.

 

Spike Lee e o Brasil:

 

Spike Lee é um nome pop. É um dos grandes nomes de cineastas em atividade, e particularmente um com grande conexão com o Brasil. A gravação do clipe de Michael Jackson na comunidade Santa Marta, a filmagem de um curta sobre futebol para a Copa do Mundo e sua compreensão da sociedade brasileira são notórias para o grande público. Atualmente ele coincidentemente finaliza o documentário “Go Brazil Go”, que investiga as peculiaridades das relações sociais brasileiras a partir das transformações ocasionadas pela ascensão das classes menos privilegiadas. Gilberto Gil, Caetano Veloso, Seu Jorge, Criolo, Tom Zé, Emicida e Rappin Hood são os entrevistados musicais do filme que também entrevistará políticos brasileiros e ativistas sociais.

 

O curador:

 

Jaiê Saavedra é formado em Jornalismo, Publicidade e Cinema pela PUC-Rio e pós-graduado em Cinema e Documentário pela FGV. É roteirista, diretor e editor de filmes e programas de TV. Editou a série Sangue Latino para o Canal Brasil e o longa documentário Arquitetos do Poder, sobre a história do marketing político no Brasil, além de diversas séries para o Multishow, GNT, Discovery e Canal Brasil. Recentemente também montou o documentário Irmãos Grael para a ESPN e o show Ney Matogrosso – Atento aos Sinais. Dirigiu a série em três temporadas Esquinas para o Canal Brasil, dirigiu e escreveu a série De Cara Limpa para o Canal Multishow e roteirizou, dirigiu e foi redator-chefe das três temporadas da série Estranha Mente, também para o Multishow, onde atuou como redator-chefe em séries como Vai Que Cola. Dirigiu em 2018 o curta-metragem “Copacabana-Auschwitz”, premiado no Festival Internacional de Curtas de São Paulo, e atualmente desenvolve um longa-metragem de ficção. É curador de mostras de cinemas e produziu diversas mostras para a Caixa Cultural e o CCBB, como Abel Ferrara e a Religião da Intensidade, Cine Boliviano, Dogma 95, O Cinema Total de David Lean, Making-Of, Barbara Hammer: Cinema Lésbico Experimental, Jean Renoir, e recentemente a mostra Cidade em Chamas: O Cinema de Hong Kong.

 

As integrantes do debate:

 

Aida Rodrigues Feitosa é Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília coma dissertação de mestrado intitula-se: Poética da Rua:Estética do meio ambiente urbano em imagens de cineastas negros. É Graduada em Comunicação, com habilitação em jornalismo, pela mesma universidade. Possui experiência em produção audiovisual, assessoria de imprensa, jornalismo ambiental e cultural. Tem com áreas de interesse: estética, teoria do cinema e teoria dos cineastas.

Kênia Freitas é pós-doutoranda (CAPES/PNPD) do programa de pós-graduação em Comunicação da UNESP. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Mestre em Multimeios pela Unicamp. Formada em Comunicação Social/Jornalismo, na Ufes. Realizou a curadoria das mostras “Afrofuturismo: cinema e música em uma diáspora intergaláctica” (2015/ Caixa Belas Artes/SP), “A Magia da Mulher Negra” (2017/Sesc Belenzinho/SP) e Diretoras Negras no Cinema brasileiro (2017/Caixa Cultural/DF e RJ, 2018/Sesc Palladium/MG). Escreve críticas cinematográficas para o site Multiplot! Integra o Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

1º Semana

 

Terça, 20 de novembro

 

16h – Irmãos de sangue (1995 / 129 min / Digital) Sessão gratuita*

18h30 – Todos à bordo (1996 / 120 min / Digital)

Quarta, 21 de novembro

 

16h20 – Faça a coisa certa (1989 / 120 min / Digital) + Public Enemy – Fight The Power (1990 / 5 min / Digital) Sessão gratuita*

19h – DEBATE com Jaiê Saavedra, Kênia Freitas e Aida Rodrigues Feitosa

 

Quinta 22, de novembro

 

14h – Kobe Doin’ Work (2009 / 84 min / Digital)

16h – Elas me odeiam, mas me querem (2004 / 138 min / Digital) Sessão gratuita*

18h30 – Jogada decisiva (1998 / 136 min / Digital)

 

Sexta 23, de novembro

 

14h – Garota 6 (1996 / 100 min / Digital) Sessão gratuita*

16h – Elas me odeiam, mas me querem (2004 / 138 min / Digital) Sessão gratuita*

19h – Oldboy – Dias de vingança (2013 / 104 min / Digital)

 

Sábado 24, de novembro

 

14h – Joe’s Bed-Stuy Barbershop: We Cut Heads (1983 / 60 min / Digital) Sessão gratuita*

15h30 – O verão de Sam (1999 / 142 min / Digital) Sessão gratuita*

18h30 – O plano perfeito (2006 / 130 min / Digital) Sessão gratuita*

 

Domingo, 25 de novembro

 

14h – Michael Jackson’s Journey from Motown to Off the Wall (2016 / 110 min / Digital) + Michael Jackson – They Don’t Care About Us (1996 / 5 min / Digital)

16h30 – Todos à bordo (1996 / 120 min / Digital)

19h – Oldboy – Dias de vingança (2013 / 104 min / Digital)

 

2º Semana

 

Terça, 27 de novembro

 

15h30 – A hora do show (2000 / 135 min / Digital)

18h10 – Milagre em Santa Anna (2008 / 156 min / Digital) Sessão gratuita*

 

Quarta, 28 de novembro

 

14h – The Original Kings of Comedy (2000 / 115 min / Digital) + Eminem – Headlights (2013 / 5 min / Digital) Sessão gratuita*

16h30 – Crooklyn – Uma família de pernas pro ar (1994 / 115 min / Digital) Sessão gratuita*

19h – Ela quer tudo (1986 / 90 min / Digital) + Prince & The New Power Generation – Money Don’t Matter 2Night (1992 / 5 min / Digital) Sessão gratuita*

 

Quinta 29, de novembro

 

14h – Garota 6 (1996 / 100 min / Digital) Sessão gratuita*

16h – Verão em Red Hook (2012 / 131 min / Digital)

18h40 – O plano perfeito (2006 / 130 min / Digital) Sessão gratuita*

 

Sexta 30, de novembro

 

15h30 – Kobe Doin’ Work (2009 / 84 min / Digital)

17h30 – Malcolm X (1992 / 202 min / 35mm)

 

Sábado 01, de dezembro

 

14h – Jogada decisiva (1998 / 136 min / Digital)

17h – A última noite (2002 / 134 min / 35mm)

19h40 – Faça a coisa certa (1989 / 120 min / Digital) + Public Enemy – Fight The Power (1990 / 5 min / Digital) Sessão gratuita*

 

Domingo, 02 de dezembro

 

14h30 – A última noite (2002 / 134 min / 35mm)

17h30 – Malcolm X (1992 / 202 min / 35mm)

 

3º Semana

 

Terça, 04 de dezembro

 

16h20 – A hora do show (2000 / 135 min / Digital)

19h – Milagre em Santa Anna (2008 / 156 min / Digital) Sessão gratuita*

 

Quarta, 05 de dezembro

 

14h30- Faça a coisa certa (1989 / 120 min / Digital)  Sessão Inclusiva – audiodescrição + legendagem + LIBRAS. Sessão gratuita

17h – Verão em Red Hook (2012 / 131 min / Digital)

20h – Ela quer tudo (1986 / 90 min / Digital) Sessão gratuita*

 

Quinta, 06 de dezembro

 

14h30- Crooklyn – Uma família de pernas pro ar (1994 / 115 min / Digital) Sessão gratuita*

17h – The Original Kings of Comedy (2000 / 115 min / Digital) + Eminem – Headlights (2013 / 5 min / Digital) Sessão gratuita*

19h30 – Mais e melhores blues (1990 / 130 min / 35mm)

 

Sexta, 07 de dezembro

 

15h30- Michael Jackson’s Journey from Motown to Off the Wall (2016 / 110 min / Digital) + Michael Jackson – They Don’t Care About Us (1996 / 5 min / Digital)

18h – Joe’s Bed-Stuy Barbershop: We Cut Heads (1983 / 60 min / Digital) Sessão gratuita*

19h30 – Febre da selva (1991 / 121 min / 35mm)

 

Sábado, 08 de dezembro

 

14h30- Lute pela coisa certa (1988 / 120 min / Digital) Sessão gratuita*

17h – Febre da selva (1991 / 121 min / 35mm)

19h30h – Irmãos de sangue (1995 / 129 min / Digital) + Prince & The New Power Generation – Money Don’t Matter 2Night (1992 / 5 min / Digital)  Sessão gratuita*

 

Domingo, 09 de dezembro

 

14h- O verão de Sam (1999 / 142 min / Digital) Sessão gratuita*

17h – Mais e melhores blues (1990 / 130 min / 35mm)

19h40 – Lute pela coisa certa (1988 / 120 min / Digital) Sessão gratuita*

 

SINOPSES:

 

Joe’s Bed-Stuy Barbershop: We Cut Heads

 

E.U.A / 1983 / 60 minutos

 

Direção: Spike Lee

Produção: Spike Lee, Zimmie Shelton

Roteiro: Spike Lee

Direção de Fotografia: Ernest Dickerson

Montagem: Spike Lee

Música: Bil Lee

Elenco: Monty Ross, Donna Bailey, Stuart Smith

 

Zack Homer (Monty Ross) passa a administrar uma barbearia depois que Joe, o antigo dono, é assassinado. Tudo que ele quer é cortar cabelo de forma tradicional, mas sua clientela vem diminuindo cada vez mais. Quando as atividades criminais praticadas por Joe são oferecidas para serem levadas adiante por Zack, ele precisa tomar uma difícil decisão. Seus negócios poderiam melhorar, mas será que vale a pena?

 

Ela quer tudo

She’s Gotta Have It

 

E.U.A / 1986 / 90 minutos

 

Direção: Spike Lee

Produção: Spike Lee

Roteiro: Spike Lee

Direção de Fotografia: Ernest Dickerson

Montagem: Spike Lee

Música: Bil Lee

Elenco: Tracy Camilla Johns, Redmond Hicks, John Canada Terrell, Spike Lee e Raye Dowell

 

Nola Darling (Tracy Camilla Johns) é uma jovem do Brooklyn. Bem-sucedida e de bem com a vida, possui três namorados: Jamie Overstreet (Tommy Redmond Hicks), protetor, educado e sempre bem-intencionado; Greer Childs (John Canada Terrell), vaidoso, rico e arrogante; e Mars Blackmon (Spike Lee) um cômico e imaturo jovem. Nenhum é capaz de satisfazê-la inteiramente e ela não consegue decidir com qual ficar.

 

Lute pela coisa certa

School Daze

 

E.U.A / 1988 / 120 minutos

Direção: Spike Lee

Produção: Spike Lee

Roteiro: Spike Lee

Direção de Fotografia: Ernest Dickerson

Montagem: Spike Lee

Música: Bil Lee

Elenco: Laurence Fishburne, Giancarlo Esposito, Tisha Campbell-Martin, Kyme e Joe Seneca

 

Em Mission College, uma universidade de negros sulista, Vaughn Dunlap (Laurence Fishburne) é um aluno que se envolve com problemas estudantis e que direciona suas críticas para a atual administração, que considera insensível em relação a sérios problemas sociais. Vaughn é um ativista dedicado, enquanto Half-Pint (Spike Lee), seu primo mais jovem, gasta a maior parte de seu tempo tentando ingressar na fraternidade mais popular. Os dois tentam alcançar suas metas discrepantes enquanto vem à tona um conflito racial que divide a universidade entre os “Wannabees”, os mais claros, e os “Jigaboos”, os mais escuros.

 

Faça a coisa certa

Do the Right Thing

 

E.U.A / 1989 / 120 minutos

 

Direção: Spike Lee

Produção: Spike Lee

Roteiro: Spike Lee

Direção de Fotografia: Ernest Dickerson

Montagem: Barry Alexander Brown

Música: Bil Lee

Elenco: Danny Aiello, Ossie Davis, Ruby Dee, Richard Edson, Giancarlo Esposito, Spike Lee, Bill Nunn, John Turturro e John Savage

 

Sal (Danny Aiello), um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria em Bedford- Stuyvesant, Brooklyn. Com predominância de negros e latinos, é uma das áreas mais pobres de Nova York. Ele comanda a pizzaria juntamente com seus filhos e seu empregado Mookie (Spike Lee). No dia mais quente do ano, Buggin’ Out (Giancarlo Esposito), o ativista local, vai até lá para comer uma fatia de pizza e reclama por não existirem afro-americanos na “Parede da Fama” de Sal, uma seleção de fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema. Este incidente aparentemente trivial é um dos pontos de partida para um efeito dominó que não terminará bem.

 

Mais e melhores blues

Mo’ Better Blues

 

E.U.A / 1990 / 130 minutos

 

Direção: Spike Lee

Produção: Spike Lee

Roteiro: Spike Lee

Direção de Fotografia: Ernest Dickerson

Montagem: Sam Pollard

Música: Bil Lee

Elenco: Denzel Washington, Spike Lee, Wesley Snipes, Giancarlo Esposito, Robin Harris, Joie Lee, Bill Nunn, John Turturro, Dick Anthony Williams e Cynda Williams

 

Bleek Gilliam (Denzel Washington) sonhava desde criança em ser músico, mas sua mãe insistia para que ele não largasse os estudos. Já adulto, ele se torna um trompetista de sucesso e forma a sua própria banda de jazz. No entanto, sua rivalidade no palco com Shadow Henderson (Wesley Snipes) e seus problemas com mulheres levam Bleek a conhecer o fracasso.

 

Febre da selva

Jungle Fever

 

E.U.A / 1991 / 121 minutos

 

Direção: Spike Lee

Produção: Spike Lee

Roteiro: Spike Lee

Direção de Fotografia: Ernest Dickerson

Montagem: Sam Pollard

Música: Terence Blanchard e Stevie Wonder

Elenco: Wesley Snipes, Annabella Sciorra, Spike Lee, Ossie Davis, Ruby Dee, Samuel L. Jackson, Lonette McKee, John Turturro, Frank Vincent, Halle Berry e Anthony Quinn

Jovem e bem-sucedido arquiteto negro (Wesley Snipes) causa furor quando inicia um romance extraconjugal com sua secretária branca (Annabella Sciorra), descendente de italianos. O caso se transforma no estopim para uma acirrada disputa entre membros das duas famílias, trazendo à tona questões levantadas pela barreira racial que se apresenta no relacionamento.

 

Malcolm X

 

E.U.A / 1992 / 202 minutos

 

Direção: Spike Lee

Produção: Spike Lee e Marvin Worth

Roteiro: Spike Lee e Arnold Perl

Direção de Fotografia: Ernest Dickerson

Montagem: Barry Alexander Brown

Música: Terence Blanchard

Elenco: Denzel Washington, Angela Bassett, Albert Hall, Al Freeman Jr, Delroy Lindo e Spike Lee

 

A história real de Malcolm X, que durante sua adolescência descobriu o islamismo e teve seu pai assassinado por membros da Klu Klux Klan. Ele se torna um fervoroso religioso, criando um movimento de pacificação entre as raças. A luta pelos direitos dos negros tornou Malcolm X um dos mais importantes líderes afro-americanos da história. Indicado ao Oscar por Melhor Ator (Denzel Washington) e Melhor Figurino.

 

Crooklyn – Uma família de pernas pro ar

Crooklyn

 

E.U.A / 1994 / 115 minutos

 

Direção: Spike Lee

Produção: Spike Lee e Marvin Worth

Roteiro: Joie Susannah Lee, Cinqué Lee e Spike Lee

Direção de Fotografia: Arthur Jafa

Montagem: Barry Alexander Brown

Música: Terence Blanchard

Elenco: Alfre Woodard, Delroy Lindo, Spike Lee e Zelda Harris

 

Nova York, anos 70. Em um cenário musical efervescente, Spike Lee nos traz a vibrante história da professora Carolyn Carmichael (Alfre Woodard), uma mãe carinhosa e preocupada, seu marido Woody (Delroy Lindo), músico de Jazz, e seus cinco filhos vivendo no agitado bairro do Brooklyn. Quando Woody perde seu emprego, uma crise começa a envolver sua família e seu casamento.

 

Irmãos de sangue

Clockers

 

E.U.A / 1995 / 129 minutos

 

Direção: Spike Lee

Produção: Spike Lee, Martin Scorsese e John Kilik

Roteiro: Spike Lee e Richard Price

Direção de Fotografia: Malik Hassan Sayeed

Montagem: Sam Pollard

Música: Terence Blanchard

Elenco: Harvey Keitel, John Turturro, Delroy Lindo, Mekhi Phifer, Isaiah Washington, Keith David e Pee Wee Love

 

Strike (Mekhi Phiffer) é um ”passador”, um traficante de drogas que trabalha 24 horas por dia. Quando o chefe da droga local (Delroy Lindo) informa Strike sobre uma possibilidade de promoção, aparece um traficante rival morto. O investigador Mazilli (John Turturro) deseja uma apreensão fácil. O seu colega Rocco (Harvey Keitel) quer algo muito mais difícil de encontrar: a verdade.

 

Garota 6

Girl 6

 

E.U.A / 1996 / 100 minutos

 

Direção: Spike Lee

Produção: Spike Lee

Roteiro: Suzan-Lori Parks

Direção de Fotografia: Malik Hassan Sayeed

Montagem: Sam Pollard

Música: Cliff Eidelman e Prince

Elenco: Theresa Randle, Isaiah Washington e Spike Lee

 

Uma jovem atriz (Theresa Randle) tenta fazer carreira em Nova York, mas quando o dinheiro e o trabalho se tornam escassos ela arruma um emprego em uma empresa de sexo por telefone. Ela sabe criar tão bem as fantasias dos seus clientes que logo é a garota que recebe mais ligações na firma. Inicialmente, ela é seduzida pelo dinheiro, mas a situação foge de seu controle.

 

Todos à Bordo

Get on the Bus

 

E.U.A / 1996 / 120 minutos

 

Direção: Spike Lee

Produção: Reuben Cannon, Barry Rosenbush e Bill Borden

Roteiro: Reggie Rock Bythenwood

Direção de Fotografia: Elliot Davis

Montagem: Leander T. Sales

Música: Cliff Eidelman e Prince

Elenco: Richard Belzer, De’aundre Bonds, Andre Braugher, Thomas Jefferson Byrd, Gabriel Casseus, Albert Hall, Hill Harper, Harry Lennix, Bernie Mac, Wendell Pierce, Roger Guenveur Smith, Isaiah Washington, Steve White, Ossie Davis E Charles S. Dutton

 

Um grupo de pessoas que não se conhece toma o ônibus rumo a Washington, para participar da Marcha do Milhão. No caminho dividem dramas pessoais e políticos, enquanto vivem pequenos conflitos e momentos de amizade.

 

Jogada decisiva

He Got Game

 

E.U.A / 1998 / 136 minutos

 

Direção: Spike Lee

Produção: John Kilik e Spike Lee

Roteiro: Spike Lee

Direção de Fotografia: Malik Hassan Sayeed

Montagem: Barry Alexander Brown

Música: Howard Shore

Elenco: Denzel Washington, Ray Allen e Milla Jovovich

Jake Shuttlesworth (Denzel Washington) está na prisão cumprindo pena por ter assassinado sua esposa, após uma violenta briga doméstica. Jesus (Ray Allen), seu filho, se tornou um excelente jogador de basquete, procurado por vários times profissionais para seguir a carreira. Mas ele se sente ofuscado por seu pai, que acaba recebendo liberdade condicional com uma condição: convencer o filho a assinar um

contrato para jogar basquete pela universidade Big State.

 

O verão de Sam

Summer of Sam

 

E.U.A / 1999 / 142 minutos

 

Direção: Spike Lee

Produção: John Kilik e Spike Lee

Roteiro: Spike Lee, Victor Collichio e Michael Imperioli

Direção de Fotografia: Ellen Kuras

Montagem: Barry Alexander Brown

Música: Terence Blanchard

Elenco: John Leguizamo, Adrien Brody, Mira Sorvino, Jennifer Esposito e Anthony LaPaglia

Verão de 1977. Junto com uma onda de calor, uma série de assassinatos tem início em Nova York. A comunidade fica aterrorizada com o serial killer, que se autodenomina “Filho de Sam”. No contexto do surgimento do punk-rock, da revolução sexual e da era disco, a amizade de dois homens será testada: Vinny (John Leguizamo) e Ritchie (Adrian Brody).

 

The Original Kings of Comedy

 

E.U.A / 2000 / 115 minutos

 

Direção: Spike Lee

Produção: Spike Lee, Walter Latham e David Gale

Roteiro: Steve Harvey, D. L. Hughley, Cedric the Entertainer e Bernie Mac

Direção de Fotografia: Malik Sayeed

Montagem: Barry Alexander Brown

Elenco: Steve Harvey, D. L. Hughley, Cedric the Entertainer e Bernie Mac

 

Um filme-espetáculo que apresenta quatro dos maiores comediantes americanos negros em ação: Bernie Mac, Cedric The Entertainer, Steve Harvey e D.L. Hughley. Spike Lee acompanha os quatro comediantes nos bastidores e em turnê.

 

A hora do show

Bamboozled

 

E.U.A / 2000 / 135 minutos

 

Direção: Spike Lee

Produção: Spike Lee e Jon Kilik

Roteiro: Spike Lee

Direção de Fotografia: Ellen Kuras

Montagem: Sam Pollard

Música: Terence Blanchard

Elenco: Damon Wayans, Savion Glover, Jada Pinkett Smith, Tommy Davidson e Michael Rapaport

 

Pierre Delacroix (Damon Wayans) é um escritor de séries de TV que não aguenta mais a tirania de seu chefe. Sendo o único empregado negro da companhia, Delacroix resolve propor uma ideia absurda: um programa de TV estrelado por dois mendigos negros que denunciariam o estereótipo e o preconceito contra o negro na televisão americana. Seu objetivo é ser demitido, mas o programa se torna um grande sucesso.

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

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