Cartilha “Adote um amor” é lançada no Dia Nacional da Adoção

Material incentiva adoção de crianças e adolescentes mais velhos e com deficiência ou doenças raras

Em referência ao Dia Nacional da Adoção, celebrado anualmente em 25 de maio, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lança a cartilha “Adote um amor”. O material incentiva que crianças e adolescentes mais velhos ou com deficiência também sejam escolhidos pelas famílias candidatas à adoção.

Clique aqui para acessar a cartilha.

A Cartilha traz informações sobre a adoção tardia, que recebe esse nome quando a criança ou o adolescente já possui certo nível de independência do adulto para satisfação de suas necessidades básicas. Com a ideia de que lugar de criança é em família, o material também traz orientações relacionadas a adoção de crianças com deficiência ou portadoras de doenças raras, como nanismo, albinismo, autismo, entre outras.

O material foi desenvolvido em uma parceria entre a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), a Secretaria Nacional da Família (SNF) e a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), todas ligadas ao MMFDH.

“Estamos trabalhando para desinstitucionalizar as crianças e adolescentes do Brasil. Todos têm direito a um lar, a uma família que ame, cuide e proteja. Acreditamos que é na família que o ser humano tem condições para se desenvolver integralmente e, por isso, é tão importante que crianças mais velhas ou com qualquer tipo de deficiência tenham garantido esse lugar seguro”, afirma o titular da SNDCA, Maurício Cunha.

Para dúvidas e mais informações:
gab.sndca@mdh.gov.br

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado