Cartas solidárias: as homenagens aos ‘guerreiros da saúde’

Cartas solidárias: as homenagens aos ‘guerreiros da saúde’

Projeto da UnB reconheceu a dedicação dos trabalhadores que atuam na linha de frente de combate à doença

AGÊNCIA BRASÍLIA *

Carinho, reconhecimento e gratidão. Esse foi o tom das cartas recebidas pelos profissionais da Secretaria de Saúde, verdadeiros “guerreiros da saúde” que atuam na linha de frente contra o coronavírus. Os elogios – escritos em poemas, citações, recados e fragmentos – pela comunidade acadêmica da Universidade de Brasília (UnB) fazem parte do projeto Cartas solidárias. A iniciativa foi lançada, nesta terça-feira (5), no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência no atendimento a pacientes com a Covid-19.

“Atitudes assim mostram que a população entende o risco que corremos, as dificuldades que enfrentamos, tudo que abrimos mão para estar aqui, cuidar do outro e servir. É uma forma de reconhecimento, que até então, não tínhamos”, contou a médica Fernanda Quirino, uma das agraciadas pela homenagem, feita no jardim do hospital.

FOTO-BRENO-ESAKI-AGÊNCIA-SAÚDE-jornal-daqui-df
FOTO-BRENO-ESAKI-AGÊNCIA-SAÚDE-jornal-daqui-df
Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

Assim como a médica, que representou as equipes de saúde, também receberam cartas profissionais da vigilância, serviços gerais, nutrição, vigilância em saúde e comunicação. Cada um foi escolhido para representar as áreas atuantes durante a pandemia e que, dentro das suas especialidades, tem se empenhado para ajudar nesse momento.

As cartas, em sua maioria, têm manifestações de força e empatia para os profissionais. Frases como “o seu trabalho é essencial para as pessoas” e “sua presença e doação são luz e amparo em momentos de dor” marcaram servidores como a gerente de enfermagem do Hran, Cleide Crisóstomo.

Para ela, seu trabalho ser reconhecido pelas pessoas é um incentivo a mais para continuar se dedicando na luta contra o coronavírus. “Fiquei muito feliz e emocionada. É uma atitude linda, com palavras simples e verdadeiras. É muito gratificante receber esse tipo de atenção”, comentou.

Efeitos do isolamento

AGÊNCIA-SAÚDE-jornal-daqui-df
AGÊNCIA-SAÚDE-jornal-daqui-df
Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

A responsável pela entrega das cartas foi a professora de Terapia Ocupacional da UnB, Flávia Mazitelli. De acordo com a especialista, o projeto é mais uma das iniciativas da universidade voltada a amenizar os efeitos do isolamento social. O objetivo é reduzir os impactos da medida e prevenir qualquer transtorno entre os profissionais.

“Queremos não só fazer uma manifestação de solidariedade, como também é uma forma da comunidade sentir que está participando desse momento, ainda que de casa. Esperamos ainda que traga um pouco de acalento aos profissionais nesse momento tão difícil”, afirmou a docente.

Assim que recebidas no e-mail da UnB, as cartas são entregues aos trabalhadores que atuam na linha de frente contra o coronavírus. A ideia é que as próximas sejam regularmente atualizadas e afixadas em um mural de fácil acesso aos profissionais do Hran.

Com informações da Secretaria de Saúde-DF

deivis
Author: deivis

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado