CÂNCER DE PRÓSTATA – NÃO É SUFICIENTE SÓ O EXAME DE SANGUE

Existem vários tipos de câncer de próstata. O exame de sangue não apresenta alteração em muitos deles. O câncer faz a próstata ficar dura. A maneira mais fácil de ver se existe algum nódulo e através do toque retal.
A próstata é a principal causa de câncer nos homens. Segundo a literatura, um em cada cinco pessoas não sabem que tem esta glândula, nem para que ela serve.
É preocupante, considerando que o câncer de próstata é a causa mais comum de morte por câncer em homens.
No Brasil, os dados mais recentes apontam que são registrados mais de 61 mil novos casos da doença por ano, com mais 13,7 mil mortes.
O que é?
A próstata é uma estrutura que fica debaixo da bexiga e em frente ao reto.
O tamanho da próstata muda com a idade. Em homens mais jovens, é do tamanho aproximado de uma noz, pode ser muito maior nos idosos.
A função principal da próstata é produzir o líquido prostático, necessário para aumentar as possibilidades reprodutivas e maximizando as possibilidades de fecundação.
Câncer de próstata
Cerca de um em cada sete homens será diagnosticado com câncer de próstata ao longo da vida, segunda a Sociedade Americana do Câncer. Cerca de seis em dez casos são diagnosticados em pessoas de 65 anos ou mais, e é raro aparecer antes dos 40.
Os homens com antecedentes familiares, negros (homens negros têm o dobro de probabilidade, que a população geral, de desenvolver câncer de próstata) ou tem mais de 50 anos, devem consultar médicos.
Devido a sua localização, as principais alterações são sentidos no sistema urinários, como:
Necessidade de urinar com mais frequência, sobretudo à noite
Necessidade de correr para o banheiro
Dificuldade de começar a urinar
Pouco fluxo urinário ou demora para urinar
Sensação de que bexiga não esvazia completamente

Portanto, precisam ser avaliados pelo urologista, com o exame local (toque retal), exame de sangue (PSA) e ecografia todos os homens com mais de 50 anos. Os homens que tem familiares com câncer de próstata e os negros devem procurar assistência médica a partir dos 45 anos. Também é conveniente ser avaliado, independentemente da idade, os homens que apresentarem qualquer uma das alterações acima

Dr. Hélbio Bonifácio Ferreira CRMDF 1726

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado