Brasília é o mais novo Destino Turístico Inteligente

É a primeira vez que o país tem uma política de promoção desses destinos. Ações da Setur-DF já estão alinhadas com os pilares do projeto-piloto 

por Ary Filgueira

Brasília é o mais novo Destino Turístico Inteligente do Brasil. A indicação foi concedida pelo Ministério do Turismo (MTur), durante videoconferência conduzida pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, na última quinta-feira (22). A chancela foi concedida a nove cidades – de um total de 10 – que integrarão o projeto-piloto. O objetivo é aumentar o desenvolvimento e a competitividade entre os destinos turísticos, fortalecendo os pilares de governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade.

Ao todo, duas capitais representando cada uma das cinco regiões do Brasil participarão do projeto-piloto: Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); e Rio de Janeiro/RJ (Sudeste). A décima cidade será anunciada em breve, após análise de procedimentos e especificidades regionais.

“Essa iniciativa vai ampliar ainda mais a competitividade dos destinos da nossa capital, além de melhorar a eficiência dos processos de comercialização e de desenvolvimento sustentável local, gerar economia e renda. E o mais importante: melhorar a experiência dos turistas”, destaca Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF.

Essa é a primeira vez que o país terá uma política pública para promoção de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Surge como uma grande oportunidade de mudar a realidade do turismo, especialmente em relação ao turista internacional que chega ao Brasil, e claro, em relação aos brasileiros. Com a pandemia, 11 milhões de brasileiros, que viajavam para o exterior, agora estão aproveitando para conhecer melhor o próprio país.

“O desafio é fidelizá-los para que, cada vez, mais o brasileiro se orgulhe do seu país e viaje dentro dele porque temos um país maravilhoso”, ressaltou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Destinos Inteligentes 

Em janeiro deste ano, o Ministério do Turismo firmou parceria com o instituto argentino Ciudades Del Futuro (ICF), com a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), da Espanha, e instituições pioneiras no segmento.

A iniciativa envolve, além do desenvolvimento de uma metodologia adaptada à realidade brasileira para o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes, a realização de um diagnóstico situacional dos destinos que farão parte do projeto e a capacitação de gestores federais e locais.

Está previsto ainda, o acompanhamento da implementação das soluções relacionadas à eficiência na governança; a correta utilização de recursos públicos; o respeito às normas de acessibilidade e aos princípios de sustentabilidade e, também, a utilização da tecnologia a favor da valorização dos destinos e seus patrimônios, ao mesmo tempo em que as demandas dos turistas e visitantes sejam atendidas.

 

Tecnologia no turismo do DF

Antes mesmo da nova realidade imposta pela pandemia da Covid-19, a Secretaria de Turismo (Setur-DF) já estava à frente e conectada com a tecnologia, um dos pilares trabalhados nas ações dos Destinos Turísticos Inteligentes.

A Setur-DF desenvolveu ferramentas que levam os visitantes a um passeio pelos monumentos e pontos turísticos da cidade de uma maneira totalmente virtual. Por meio de um catálogo de rotas acessíveis pela plataforma Google Earth é possível conhecer 80 pontos turísticos mapeados por temas – Rota Cívica, Rota Arquitetônica, Rota Cultural, Rota Náutica, Rota do Cerrado, Rota da Paz e Rota Fora dos Eixos.

Em outra experiência, a capital, que é reconhecida pelo Ministério Público como um dos destinos turísticos tendência em 2021, será pioneira no projeto Realidade Virtual. Em breve, nossos visitantes poderão vivenciar a arquitetura e o urbanismo da cidade utilizando apenas o celular, computador ou óculos de realidade virtual. A ação foi criada pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial da Humanidade (OCBPM), em parceria com a Caixote Histórias Imersivas, e será tema de uma websérie com episódios sobre os 23 Patrimônios Culturais e Naturais Mundiais reconhecidos pela Unesco no Brasil.

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado