ASSERTIVIDADE

Por Dra Cecilia Peixoto

Para o psicólogo Alberti Emmons (1978), assertividade foi definida como um comportamento que torna a pessoa capaz de agir em seus próprios interesses, de se afirmar sem ansiedade indevida, de expressar sentimentos sinceros sem constrangimento, ou de executar seus próprios direitos sem negar os alheios.
Baseado neste conceito e nos demais conceitos existentes ,podemos considerar que a assertividade leva a pessoa ser capaz de expressar seus sentimentos em suas relações interpessoais nos momentos apropriados, sem sentir uma ansiedade que lhe é impropria à situação, e o mais importante sem prejudicar ou mesmo negar os direitos e sentimentos dos outros. Sendo, assim, o indivíduo com asserção tornará mais capaz de afirmar-se, aumentando seu senso de valor como pessoa. (autoestima)
É importante salientar que se a pessoa comporta-se de maneira assertiva e isso provocar consequências conflituosas, é preciso compreender que seu comportamento é algo que está se dando em uma relação com o outro, e ás vezes a maneira de expressar sua assertividade (sentimentos) pode gerar no outro um certo incômodo ao qual tudo pode ser resolvido se esta pessoa continuar demonstrando o seu comportamento assertivo.
Toda relação envolvendo assertividade aumenta os sentimentos de autovalorização e permite expressão total de si mesmo. Além disso, enquanto o emissor da mensagem assertiva atinge seus objetivos, os objetivos da pessoa ao qual o comportamento é dirigido também podem ser atingidos.
Existem componentes necessários para obter precisamente um comportamento assertivo as quais sua importância se dá para verificarmos comportamentos verbais paralelos aos não- verbais, tais como: olhar nos olhos; postura do corpo; seus gestos; expressões faciais; tom de voz, inflexão e volume; escolher a hora apropriada.
Quando sou assertivo? Quando analiso antes de falar; considero as percepções desta análise para posicionar algum fato ;não omito fatos precisos; não ofendo – procuro sempre dizer o que preciso e quero e nunca o contrário; não aponto o erro e sim pontuo o errado; É ser educado e sincero tantos em seus acertos quanto em seus erros; procurando sempre assumir suas falhas, ser mais resiliente, mais seguro de si mesmos e saber lhe dar com os fatos sem sentimentos de ameaças ou vitimizações mesmo quando as coisas não saem como foram planejadas.
Como consigo ser assertivo? Através de técnicas comportamentais direcionadas, são treinamentos específicos para aprender a lidar com essa habilidade. Esses treinamentos geralmente são oferecidos por psicólogos capacitados e demais profissionais que amam ensinar o poder da boa comunicação. Caso você queira aprender procure ajuda profissional e se sinta mais apto na maneira de se comunicar.

Fonte: Monografia apresentada por Cecilia Peixoto, ao Departamento de psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, como requisito parcial à obtenção parcial do grau de Psicólogo, na unidade de atendimento Psicológico sob a supervisão da Professora Maria Aparecida Menezes, cujo tema: A Não-assertividade como variável comum nos casos clínicos atendidos em junho de 1998.

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado