Artistas locais terão destaque na comemoração dos 57 anos de Brasília

A comemoração dos 57 anos de Brasília começa antes e termina depois da data oficial da fundação da cidade, 21 de abril. A programação, que inclui música, projeções, espetáculos infantis, apresentações itinerantes e ações educativas, está prevista para ocorrer de 18 a 30 de abril — com os shows principais nos dias 21 e 22, na Torre de TV.

Para fortalecer as manifestações culturais originais da capital, serão selecionadas 29 iniciativas que trazem a identidade de Brasília. “Queremos valorizar a relação intrínseca que há entre a cultura, o patrimônio e a formação da identidade do brasiliense”, ressalta o secretário de Cultura, Guilherme Reis.

De acordo com o titular, a programação, que será fechada nas próximas semanas, terá ações em pontos espalhados pela cidade.

O tema definido para este ano é Cultura, Patrimônio e Identidade. A escolha é uma alusão aos 30 anos em que o projeto urbanístico de Brasília foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio cultural da humanidade e aos 60 anos do concurso do Plano Piloto, vencido por Lucio Costa.

O chamamento público foi publicado nesta segunda-feira (27), no Diário Oficial do DF, e destinará R$ 264,5 mil em recursos para as propostas divididas em cinco eixos de atuação. O texto será retificado em publicação nesta terça-feira (28).

 

Artistas/grupos serão divididos nos seguintes eixos
Promoção e difusão Apresentador de palco (2)
DJ (2)
Música ou dança (10)
Primeiros passos Música, teatro, dança ou circo (2)
Educação patrimonial Contação de história (1)
Teatro popular, brincantes cênicos das tradições populares ou similar (1)
Audiovisual Audiovisual ou artes visuais (2)
Mobilidade Cultura popular (9)

 

 

 

 

 

 

 

 

As intervenções e apresentações artísticas devem ocorrer na Torre de TV e nas estações do metrô. Estão previstas ações sobre educação patrimonial para alunos do ensino fundamental da rede pública em locais como a Praça dos Três Poderes, o Museu Vivo da Memória Candanga e o Museu do Catetinho. Outros locais, datas e horários serão definidos pela Secretaria de Cultura.

Como participar do chamamento público do aniversário de Brasília

Para participar, o proponente deve estar habilitado no Sistema de Cadastro Geral para Contratação Artística (Siscult). Os concorrentes precisam preencher a ficha de inscrição e a proposta de trabalho disponíveis no edital e entregá-las com os documentos exigidos no texto.

O processo será recebido dentro do prazo, exclusivamente no protocolo da Secretaria de Cultura (Via N2, Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro), aos cuidados da Comissão de Avaliação da Programação do Aniversário de Brasília, formada por quatro servidores e três representantes da sociedade. O resultado será divulgado no site da pasta e no Diário Oficial.

Esclarecimentos sobre o chamamento podem ser pedidos pelo e-mail aniversario@cultura.df.gov.br, pelos telefones (61) 3325-6268/3325-6105, ou presencialmente, na Subsecretaria de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural.

Chamamento público para o aniversário de Brasília 2017

Até 6 de abril (quarta-feira), às 18 horas

Entrega da proposta: no protocolo da Secretaria de Cultura (Via N2, Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro)

DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado