Agito no céu e na terra – Evento de asa delta movimenta a capital

O 21º Campeonato Mundial de Asa Delta já deu um novo colorido ao céu da cidade. É que mais de 140 pilotos de 26 países estarão voando entre Formosa (GO) e o Distrito Federal.

Quem passa pela Esplanada dos Ministérios já notou que o centro de Brasília está mais movimentado. Basta olhar para cima para ver os melhores pilotos de asa delta do mundo voando sobre a cidade. E o melhor, aterrissando perto do Congresso Nacional.

No gramado, em frente ao Museu da República, está montada a Arena do Mundial de Asa Delta, onde dá para ver bem de perto os pilotos pousando. O local oferece uma estrutura especial com Dj’s e diversas atrações disponíveis para a criançada, como:

* Simulador de Asa Delta,
* Tirodelta – tirolesa + asa delta
* Cama elástica
* Muro de escalada

A Arena funciona todos os dias a partir das 15 horas e vai até o por do sol. Na quinta e sexta-feira (17 e 18), o local irá receber escolas públicas do DF, mas estará aberta também para quem passar por lá. Vale lembrar que a entrada para os brinquedos é gratuita.

No sábado, dia 19, logo cedo, às dez da manhã, acontece a cerimônia de premiação. Após o anúncio dos campeões e a entrega dos prêmios, os pilotos se dirigem ao Vale do Paranã de onde voam direto para Brasília. É a chamada Race to Esplanada, uma espécie de corrida de asas deltas. A chegada será um verdadeiro espetáculo no céu, com todos os pilotos chegando simultaneamente no local do pouso.

Não é de hoje que a cidade é tida como um local perfeito pelos pilotos. Desde 1984, o DF recebe, anualmente, o Campeonato Brasileiro de Asa Delta. Em 2016, Brasília recebeu o Pré-Mundial e agora recebe, pela segunda vez, o Mundial da modalidade.

Conhecida mundialmente como o “Havaí do Voo Livre”, Brasília é um dos locais ideais para a prática de voo livre no País. A cidade possui ventos predominantes do quadrante leste e o clima bastante seco nesta época do ano, que proporcionam voos fantásticos de até cinco horas de duração. As correntes térmicas são aproveitadas pelos pilotos para ganhar altura e realizar voos de até 170 km de distância, utilizando somente as forças da natureza.

Participam do 21º Campeonato Mundial de Asa Delta de Brasília, 26 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Israel, Itália, Japão, Liechtenstein, México, Noruega, Nova Zelândia, Paraguai, República Tcheca, Suécia, Suíça e Venezuela.

O Campeonato Mundial de Asa Delta tem como patrocinadores master a Caixa Econômica Federal e o Governo Federal. O evento conta com os apoios de Gollgi, Governo de Formosa, CONFAE, Secretaria do Esporte e Lazer de Brasília, Museu Nacional, Secretaria de Cultura, Aeroporto de Brasília, Força Aérea Brasileira (FAB), Bombeiros de Goiás, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Rádio Transamérica, Home – Hospital Ortopédico e Medicina Especializada, Sportfisio, Super Ar – Escola de Voo Livre, Sol Paragliders e o Grupo Voe Tur, como a agência oficial de turismo. É uma realização da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e Confederação de Aerodesporto Brasileiro (CAB), em uma produção da Zenith Marketing.

Serviço:
Campeonato Mundial de Asa Delta
Competição: até 18/08
Premiação e cerimônia de encerramento: 19/08 às 10h no QG

Mais informações:
Site: http://www.brasilia2017.com.br/
Facebook: www.facebook.com/Brasilia2017

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado